A tradicional Copa Intercontinental foi disputada entre 1960, quando o Real Madrid derrotou o Peñarol na primeira edição, e 2004, quando o Porto venceu o Once Caldas nos pênaltis.
Siga Botafogo x Pachuca em tempo real
Esse torneio colocava frente à frente o campeão europeu e campeão da Libertadores e foi disputado em sistema de ida e volta até 1979. A partir de 1980, o Japão passou a sediar a decisão em partida única até 2001, com as últimas edições mudando para Yokohama.
Os clubes mais bem-sucedidos foram Milan, Peñarol, Real Madrid, Boca Juniors e Nacional de Montevidéu, todos com três títulos.
Em 1974, o Atlético de Madri venceu a Intercontinental sem ser campeão europeu, pois foi vice-campeão devido à desistência do Bayern e acabou vencendo o Independiente.
O antigo Mundial?
A Intercontinental desapareceu para dar lugar Mundial de Clubes, organizado pela FIFA. Embora tenha havido uma primeira edição experimental em 2000, vencida pelo Corinthians, o torneio tornou-se um anual a partir de 2005 (conquistada pelo São Paulo) e durou até 2023, com o Manchester City sendo o último campeão.
O Real Madrid venceu cinco vezes, o Barcelona três vezes e o Corinthians e o Bayern duas vezes cada.
O Mundial vai virar um Super Mundial e, a partir de 2025, terá um formato diferente. Ele será realizado a cada quatro anos com a participação de 32 clubes.
Como funciona a nova Intercontinental?
Com a criação do novo Mundial, a FIFA ressuscitou a Copa Intercontinental, que será disputada todo ano.
E a nova Intercontintal consiste de quatro copas em uma. Primeiro, há a Copa África-Ásia-Pacífico, que foi conquistada em 29 de outubro no Cairo pelo Al-Ahly, do Egito, após uma vitória por 3 a 0 sobre o Al-Ain dos Emirados Árabes Unidos.
O Al-Ain, por sua vez, havia derrotado o Auckland City da Nova Zelândia, campeão da Oceania, por 6 a 2 na primeira rodada.
Na sequência, temos o Dérbi das Américas, que acontece nesta quarta, entre o campeão da CONMEBOL (Botafogo) e o campeão da CONCACAF (Pachuca). Esse jogo rende a segunda taça do torneio.
A terceira taça é a da chamada Copa Challenger, que será o embate entre o ganhador do Dérbi das Américas contra o vencedor da Copa África-Ásia-Pacífico, no caso o Al-Ahly, nas semifinais da competição.
E a quarta, e mais importante, é, finalmente, a Copa Intercontinental da FIFA, que reúne o campeão europeu (Real Madrid) contra o vencedor da Copa Challenger.