Mais

Atlético-MG testa efeito Sampaoli com a final da Copa Sul-Americana em jogo

Sampaoli precisa da vitória para levar o Galo para a final da Sula
Sampaoli precisa da vitória para levar o Galo para a final da SulaPedro Souza / Atlético

O Atlético-MG testará nesta terça-feira (28) sua força em casa com o argentino Jorge Sampaoli como técnico, quando enfrentará os equatorianos do Independiente del Valle , um adversário difícil fora de casa, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana.

Depois de vencer o Ceará por 1 a 0 no sábado (25) no Brasileirão, uma vitória que o afastou do rebaixamento, o Galo permanece invicto em casa desde que Sampaoli começou, no final de agosto, sua segunda passagem como técnico da equipe. Desde então, o time de Belo Horizonte soma quatro vitórias e três empates na Arena MRV.

Acompanhe Atlético-MG X Independiente del Valle com narração ao vivo

Na semana passada, na partida de ida, Independiente del Valle e Atlético Mineiro empataram em 1 a 1. O vencedor enfrentará na final, em 22 de novembro, em Assunção, o vencedor entre Universidad de Chile e Lanús, que definirão o finalista na quinta-feira (30), em Buenos Aires, após empatarem em 2 a 2 em Santiago.

“Juntos! #VamosGalo”, postou Sampaoli, de 65 anos, nas redes sociais, junto com uma foto do elenco formado em círculo no vestiário.

“Otimizar” Hulk

A entrada de Hulk vindo do banco foi fundamental para o empate do Atlético, no último minuto, no primeiro confronto no Equador. O atacante de 39 anos deu a assistência para o gol de Dudu, outro que havia entrado em campo como reserva. Ambos podem fazer parte do time titular nesta terça-feira, no segundo confronto.

“É um jogador de que precisamos”, disse Sampaoli em entrevista coletiva ao se referir a Hulk, que marcou apenas quatro gols em 24 partidas disputadas nesta temporada no campeonato brasileiro, contra 10 gols em 2024 e 15 em 2023.

“Estamos tentando otimizar sua condição, sempre pensando que ele pode decidir uma partida, como fez no Equador”, acrescentou o técnico, que substituiu Cuca, técnico do Galo na maior conquista da história do clube: o título da Copa Libertadores de 2013.

O argentino também elogiou Dudu, que considerou “determinante” no caminho para a primeira final da Sul-Americana do clube de Belo Horizonte, que no ano passado foi vice-campeão da Libertadores sob o comando de outro argentino, Gabriel Milito.

Sampaoli deixou claro, no entanto, que a equipe precisa melhorar no ataque para superar os problemas de Hulk e seus atacantes e voltar a se destacar no cenário internacional: “Temos que evoluir”.

Visitante perigoso

Campeão da Sula em 2019 e 2022, o Independiente del Valle já demonstrou nesta edição, em sua partida das quartas de final contra o colombiano Once Caldas, que é um visitante muito perigoso. Perdeu por 2 a 0 em casa, mas venceu fora com o mesmo placar, forçando os pênaltis e a classificação.

“Claro que podemos vencer, apesar de o Atlético Mineiro ser muito forte em casa e aproveitar muito bem os seus jogadores individuais, que são de primeira linha”, declarou aos jornalistas o técnico da equipe, o espanhol Javier Rabanal.

O líder do campeonato equatoriano tem duas baixas importantes por lesão, a do zagueiro Andy Velasco e a do meio-campista Juan Cazares. O Del Valle chega, no entanto, descansado, pois sua partida contra a LDU no campeonato equatoriano foi suspensa para permitir que ambas as equipes se preparassem para seus compromissos internacionais.

A LDU está nas semifinais da Libertadores e espera definir esta semana sua partida contra o Palmeiras, em São Paulo, depois de vencer por 3 a 0 na semana passada. Flamengo e Racing se enfrentam na outra chave.