Na liderança com 7 pontos, o Tricolor de Aço está logo à frente dos rivais colombianos (6), do Internacional (5) e do Nacional de Montevidéu (4), três ex-campeões continentais que sonham em avançar. A equipe de Rogério Ceni, que vem de uma derrota por 3 a 1 para o Bolso, do Uruguai, na última rodada, espera evitar o drama de uma rodada final acirrada.
Confira a classificação da Libertadores
Na Copa, o clube tem duas vitórias e um empate, com quatro gols marcados e quatro sofridos. O Bahia também está sob pressão após a derrota por 1 a 0 para o Flamengo no Maracanã, no fim de semana, pelo Brasileirão, quando manteve vários dos principais jogadores no banco para o confronto decisivo contra o Atlético.
O Bahia chegou a Medellín na segunda-feira (12) com 27 jogadores, excluindo o colombiano Santiago Arias por lesão. A novidade pode ser a reaparição de Gilberto, depois que o lateral-direito se recuperou de lesão e treinou com o elenco.
Também são esperados em campo, além de Everton Ribeiro, estrelas como o atacante Willian José, o atacante uruguaio Luciano Rodriguez e o zagueiro argentino Santiago Mingo.
Moral alta em casa
Em casa, o Atlético Nacional, do técnico argentino Javier Gandolfi, está com a moral lá em cima e espera uma vitória que o ajude a ficar em uma posição melhor no grupo. Na rodada anterior, o time venceu o Internacional por 3 a 1 e colocou fim a um início infeliz no torneio continental.
Os Verdolagas também recuperaram a liderança na liga doméstica no domingo (11), após uma vitória por 2 a 1 sobre o Llaneros, com um time alternativo que permitiu que os titulares descansassem antes da partida contra o Bahia.
O Atlético Nacional conta com o veterano goleiro David Ospina, os zagueiros Andrés Román, Juan José Arias e William Tesillo e os meio-campistas Matheus Uribe ou Jorman Campuzano para o jogo. Os atacantes Marino Hinestroza e Kevin Viveros devem ser titulares.
Atual líder e vice-líder, Bahia e Atlético Nacional se enfrentaram pela última vez em 24 de abril, pela terceira rodada da Libertadores, na qual os brasileiros venceram por 1 a 0.
Possíveis escalações
Atlético Nacional: David Ospina; Andrés Román; Juan José Arias; William Tesillo; Camilo Cándido; Jorman Campuzano; Matheus Uribe; Edwin Cardona; Billy Arce; Marino Hinestroza e Kevin Viveros.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto; David Duarte; Santiago Mingo; Luciano Juba; Caio Alexandre; Everton Ribeiro; Jean Lucas; Cauly; Erick Pulga e Willian José.