Botafogo perde chances, é derrotado pelo Nacional Potosí e terá que reverter no Niltão

Matheus Martins perdeu um gol cara a cara no primeiro tempo
Matheus Martins perdeu um gol cara a cara no primeiro tempoVítor Silva/Botafogo

O Botafogo perdeu para o Nacional Potosí por 1 a 0 nesta quarta-feira (18), no estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, pela ida da 2ª fase da Libertadores. O gol foi marcado por Baldomar, de cabeça, no início do segundo tempo. O resultado foi doloroso para o time carioca, que desperdiçou várias chances na altitude de 4 mil metros, incluindo uma clara de Montoro.

Com o resultado, o Botafogo terá que buscar uma vitória por dois gols de diferença na próxima quarta-feira (25), no Nilton Santos, às 21h30, para avançar de forma direta à terceira fase. Caso devolva o 1 a 0, a classificação será decidida nos pênaltis. 

Confira a tabela da Copa Libertadores no Flashscore 

Em que pese a sempre inimiga altitude, o Botafogo não pode se queixar de oportunidades. O time empilhou chances de sair de Potosí com um resultado melhor. O tropeço ampliou a má fase recente do Glorioso, que completou a sexta derrota consecutiva em todos os torneios.

Os comandados de Martín Anselmi não vencem desde a estreia do Brasileirão, quando golearam o Cruzeiro por 4 a 0, no Nilton Santos.

Veja como foi Nacional Potosí 1 x 0 Botafogo

Pela disparidade técnica entre as duas equipes, evidenciada na partida desta quarta-feira, mesmo com a derrota, o time carioca tem plenas condições de buscar a remontada sobre o Nacional Potosí.

As estatísticas da derrota do Botafogo para o Nacional Potosí
As estatísticas da derrota do Botafogo para o Nacional PotosíFlashscore

Suportando a pressão e criando chances

O Botafogo suportou a pressão inicial do Nacional Potosí e fez um primeiro tempo competitivo. Os bolivianos começaram em ritmo intenso e criaram perigo com Álvarez e Otormín, além de acertarem a trave em cabeçada de Baldomar.

Aos poucos, porém, a equipe carioca equilibrou as ações e passou a controlar a partida, criando boas oportunidades com Montoro, Newton e Matheus Martins, que não conseguiram converter. O desgaste físico, no entanto, já era perceptível antes do intervalo.

Não foi a noite do Botafogo na temida altitude boliviana
Não foi a noite do Botafogo na temida altitude bolivianaVítor Silva/Botafogo

Gol do Potosí e outra oportunidade inacreditável

Na volta para o segundo tempo, o cenário mudou rapidamente. Logo no primeiro minuto, Baldomar apareceu livre na área após cruzamento e abriu o placar de cabeça. Embalado pelo gol, o Nacional retomou a postura agressiva e voltou a pressionar, tentando aproveitar o impacto da altitude e o momento favorável no jogo.

O Botafogo ainda encontrou espaços e teve a chance mais clara em jogada trabalhada entre Wallace Davi e Vitinho, que cruzou para Montoro finalizar na segunda trave, sem goleiro, mas na trave.

O time boliviano chegou a marcar novamente com Álvarez, em lance anulado por impedimento. Depois de um início intenso na etapa final, o ritmo diminuiu: Solís levou perigo para os mandantes, enquanto Alex Telles quase empatou em cobrança de falta defendida por Galindo.

As notas dos jogadores titulares de Nacional Potosí e Botafogo na partida
As notas dos jogadores titulares de Nacional Potosí e Botafogo na partidaFlashscore

Próximo jogo

Eliminado da reta final do Cariocão, o Botafogo ainda está atrelado à competição estadual: terá que disputar a Taça Rio.

No próximo sábado (21), o Glorioso enfrentará o Boavista fora de casa, às 21h, pelas semifinais da competição. Como a disputa não tem relevância para o clube, a tendência é que um time completamente secundário entre em campo.