No lance que originou o pênalti do segundo gol, o árbitro marcou um escanteio para a LDU de maneira equivocada. Apesar do erro, o Botafogo escapou de uma derrota pior na altitude de 2.850m. Nem a expulsão de Richard Mina na reta final resgatou o Glorioso.
Confira a tabela completa da Libertadores
Com o fim do sonho do bicampeonato continental, o Botafogo tem o Brasileirão e a Copa do Brasil pela frente. O time de Davide Ancelotti volta a campo no domingo (24) para o duelo contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, às 18h30, pela 21ª rodada da Série A.
A LDU atingiu a marca de 27 jogos invicta em casa (17V, 10E). O time equatoriano será o adversário do São Paulo nas quartas de final, entre 16 e 25 de setembro. O Tricolor decide a vaga no MorumBis.

Só deu LDU
O Botafogo viveu um pesadelo em Quito. A LDU imprimiu um forte volume ofensivo desde o começo e quase não foi ameaçada pelos brasileiros. Os vários erros do Alvinegro na saída de bola ampliaram a pressão equatoriana. Logo aos sete minutos, Alzugaray fez o pivô na área para Villamíl abrir o placar.
Veja todos os detalhes de LDU x Botafogo
O gol pouco alterou o panorama da partida. Pelo contrário: a LDU se animou e seguiu sufocando o Botafogo, sobretudo nos cruzamentos para a área. O inevitável ocorreu aos 15 minutos do segundo tempo: Marlon Freitas cometeu pênalti ao desviar a bola com o braço; Alzugaray deslocou John e converteu.

Pressão tardia
A LDU empilhou chances para matar a eliminatoria após o segundo gol, mas não as aproveitou. O Botafogo viu uma luz no fim do túnel aos 38 minutos, quando Richard Mina foi expulso por falta dura em Jeffinho.
O Glorioso partiu para o abafa e teve uma grande oportunidade aos 43. Vitinho apareceu livre na área após cruzamento de Barboza e chutou para fora.
