Mais

Botafogo vence Estudiantes com drama e fica a uma vitória das oitavas da Libertadores

Artur fez o gol decisivo de Botafogo 3x2 Estudiantes
Artur fez o gol decisivo de Botafogo 3x2 EstudiantesVítor Silva/Botafogo
O Botafogo venceu o Estudiantes por 3 a 2 nesta quarta-feira (14), no Nilton Santos, pela 5ª rodada do Grupo A da Libertadores. O Alvinegro levou o empate no segundo tempo após abrir 2 a 0, com Rwan Cruz e Igor Jesus, mas Artur tirou o time do sufoco na reta final.

O Botafogo segue em 3º lugar, com 9 pontos, mas só precisa de uma vitória em casa na última rodada para avançar às oitavas de final. A decisão da vaga será contra a líder Universidad de Chile, em 27 de maio, no Nilton Santos. O Estudiantes é o vice-líder, acima do Alvinegro pelo saldo de gols (4 a 2).

Confira a classificação dos grupos da Libertadores

Em ascensão, o Botafogo alcançou três vitórias seguidas pela primeira vez nesta temporada. O time de Renato Paiva volta a campo no domingo (18) para o clássico contra o Flamengo, no Maracanã, às 18h30, pela 9ª rodada do Brasileirão.

O resultado desta quarta-feira também ressaltou a força do Botafogo como mandante na Libertadores. Com 24 vitórias em 33 jogos (72,7%), o Glorioso tem o terceiro melhor aproveitamento entre os times com ao menos 30 partidas na história do torneio, atrás do próprio Estudiantes (76%) e do Cruzeiro (73,2%).

As estatísticas de Botafogo x Estudiantes
As estatísticas de Botafogo x EstudiantesFlashscore

Golaço coroa noite de Artur

O gol decisivo aos 40 minutos do segundo tempo premiou o melhor jogador em campoArtur. Além da assistência para Rwan Cruz abrir o placar aos 42 do primeiro tempo, o camisa 7 criou boas chances e foi a principal ameaça à defesa argentina.

Veja todos os detalhes de Botafogo 3x2 Estudiantes

Artur resolveu a partida em grande estilo. Lançado por Marlon Freitas, o ponta dominou dando uma caneta no marcador e deslocou Mansilla para anotar um golaço, desencantar nesta Libertadores e aliviar o Nilton Santos.

Artur brilhou na vitória do Botafogo sobre o Estudiantes
Artur brilhou na vitória do Botafogo sobre o EstudiantesVítor Silva/Botafogo

Domínio até 2 a 0

O Botafogo teve uma grande atuação até os sete minutos do segundo tempo, quando Igor Jesus aproveitou falha de Mansilla e ampliou a vantagem alvinegra, de cabeça. O time de Renato Paiva empurrou o Estudiantes para o campo de defesa e envolveu o adversário com toques rápidos e movimentação constante.

Igor Jesus fez o segundo do Botafogo contra o Estudiantes
Igor Jesus fez o segundo do Botafogo contra o EstudiantesVítor Silva/Botafogo

Pênalti polêmico cria drama

A tranquilidade do Botafogo acabou com o pênalti marcado por Juan Benítez aos 15 minutos do segundo tempo. O árbitro assinalou um leve toque no braço de Gregore, mesmo em posição natural. Tiago Palacios converteu a cobrança e transformou o clima de festa em tensão no Nilton Santos.

O Botafogo sentiu o gol, perdeu ímpeto ofensivo e foi castigado aos 33, com mais um gol de Palacios. O empate acordou o Alvinegro, que não demorou a retomar a vantagem.

Jair em Botafogo 3x2 Estudiantes, no Nilton Santos
Jair em Botafogo 3x2 Estudiantes, no Nilton SantosVítor Silva/Botafogo