O resultado dá uma pequena vantagem ao Botafogo para chegar às quartas de final. O Alvinegro terá qualquer empate para conseguir a classificação e, caso seja derrotado por um gol de diferença, decidirá a vaga nos pênaltis. Porém, um ponto de preocupação para o Glorioso é o desempenho fora de casa na atual Libertadores, já que foi derrotado por Universidad de Chile e Estudiantes como visitante.
Veja a tabela completa da Libertadores
A LDU fez um bom jogo no Rio de Janeiro, mas volta para Quito com a derrota na mala. O campeão da Libertadores de 2008 confia na altitude da capital equatoriana para tentar reverter o confronto. Na atual competição continental, a Liga venceu em casa o Deportivo Táchira e o Central Córdoba, além de empatar sem gols com o Flamengo.
O duelo de volta entre LDU e Botafogo será na próxima quinta-feira (14), também às 19h, em Quito. Antes, no domingo (17), o Glorioso enfrenta o Palmeiras pelo Brasileirão.

Apenas 13 segundos
O Botafogo precisou de apenas uma descida ao ataque para abrir o placar no Nilton Santos. Após pressão bem feita na saída de jogo da LDU, uma construção ofensiva bem feita caiu nos pés de Alex Telles. O camisa 13 acertou um cruzamento perfeito de canhota e deixou Artur na boa para fazer o gol.

O início intenso deu a tônica do que seria o jogo dali pra frente, já que a LDU se lançou ao ataque e assim deixou espaços para o Alvinegro. Os equatorianos quase empataram em lindo voleio de Cornejo, mas John fez ótima defesa. O clima de trocação seguiu e Artur quase fez o segundo em cabeceio. Inclusive, dá para afirmar que a equipe equatoriana até criou mais que o Botafogo no primeiro tempo, mas não empatou.

Botafogo segura vitória
O ritmo do duelo caiu no início do segundo tempo e isso foi bom para a LDU, que conseguiu controlar a posse de bola no campo de ataque e segurou o ímpeto do Botafogo. Mesmo assim, a equipe equatoriana não gerou grande volume de chances. A melhor delas foi em cabeceio de Jeison Medina.

O Botafogo só conseguiu ganhar um gás após mexidas de Davide Ancelotti. O time cresceu e teve algumas oportunidades de ampliar na reta final, dominada pelo Alvinegro. Arthur Cabral e Joaquín Correa pararam em boas intervenções do goleiro Gonzalo Valle.