A Conmebol reconheceu que o atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, foi “incorretamente” expulso na partida desta quinta (18) contra o Estudiantes, pelas quartas de final da Libertadores. O Fla venceu o time argentino por 2 a 1 no Maracanã.
A mea culpa da Conmebol veio nesta sexta-feira, junto com a divulgação do vídeo do VAR do lance – que aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo, com o jogo ainda em 2 a 0.
Veja os detalhes de Flamengo 2x1 Estudiantes
“O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão", diz a entidade na introdução do vídeo.
O árbitro colombiano Andrés Rojas entendeu em campo que Plata deu um pontapé em seu adversário e aplicou o segundo amarelo para o atacante rubro-negro.
A Conmebol ressalta que, pela regra, a cabine do VAR não poderia avisar o juiz do erro, já que amarelos não são passíveis de revisão.
O Flamengo vai protocolar um pedido de anulação da expulsão de seu jogador, a fim de que ela possa entrar em campo na partida de volta, na próxima quinta (25).