Mais

Flamengo vence Estudiantes, mas sofre gol no fim e deixa duelo aberto na Libertadores

O Flamengo poderia ter construído uma vantagem maior contra o Estudiantes
O Flamengo poderia ter construído uma vantagem maior contra o EstudiantesAdriano Fontes/Flamengo
O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 nesta quinta-feira (18), pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, no Maracanã. O duelo no Rio de Janeiro foi dominado pelo Rubro-Negro no início, quando Pedro e Varela marcaram antes dos 10 minutos. Porém, o time de Filipe Luís não conseguiu ampliar a vantagem e, após expulsão polêmica de Plata, acabou sofrendo gol dos argentinos no fim.

Eliminado nas duas últimas Libertadores por gigantes sul-americanos, o Flamengo venceu, mas deixou o confronto de quartas de final aberto. O Rubro-Negro agora tentará espantar o fantasma da queda de 2023, quando superou o Olímpia em casa por 2 a 0 e depois levou a virada no Paraguai. O clube carioca ainda não perdeu fora de casa na atual edição.

Veja a tabela completa da Libertadores

Para alcançar a semifinal, o Flamengo poderá empatar na Argentina e estará entre os 4 melhores do continente. O jogo que define a vaga será na próxima quinta-feira (19), às 21h30, em La Plata. Antes disso, no domingo (21), o Rubro-Negro enfrentará o Vasco, em clássico no Maracanã, pelo Brasileirão.

Início arrasador

O início de jogo não poderia ter sido melhor para o Flamengo. Logo aos 15 segundos, no primeiro ataque, Gonzalo Plata achou Pedro na área e o centroavante marcou bem ao seu estilo. O camisa 9 girou sobre o marcador e tocou na saída do goleiro.

As estatísticas de Flamengo 2x1 Estudiantes
As estatísticas de Flamengo 2x1 EstudiantesOpta by StatsPerform

Vendo sua preparação de jogo desmoronar antes do primeiro minuto ser completado, o Estudiantes se perdeu em campo e o Flamengo massacrou. Saúl Ñiguez quase fez em finalização defendida por Muslera aos 6 minutos. Mas, diante de tamanha pressão, os argentinos não escaparam. Ainda antes dos 10, Ayrton Lucas cruzou para Varela, que acertou um voleio de primeira e balançou a rede no canto de Muslera.

Pedro fez um gol no primeiro minuto de jogo
Pedro fez um gol no primeiro minuto de jogoAdriano Fontes/Flamengo

O Flamengo seguiu em cima e quase ampliou algumas vezes ainda na primeira metade da etapa inicial. O Estudiantes só conseguiu parar o rolo-compressor rubro-negro próximo do intervalo e não chegou perto de ameaçar Agustín Rossi.

O Flamengo poderia ter aberto uma vantagem grande no primeiro tempo
O Flamengo poderia ter aberto uma vantagem grande no primeiro tempoAdriano Fontes/Flamengo

Drama final

Assim como foi no começo do primeiro tempo, o início da etapa final foi de um Flamengo ofensivo e criando oportunidades. Samuel Lino, Gonzalo Plata e Pedro tiveram chances e não aproveitaram. Aos poucos, bem ao modo argentino, o Estudiantes foi equilibrando a partida e a picotando também. Primeiro os argentinos impediram o Flamengo de atacar e depois passaram a criar perigo para Rossi.

A expulsão de Gonzalo Plata mudou o fim de partida
A expulsão de Gonzalo Plata mudou o fim de partidaPablo Porciuncula/AFP

Na reta final, o roteiro deixou um gosto muito amargo na boca do torcedor flamenguista. Primeiro Gonzalo Plata foi expulso em vermelho polêmico e segundo, já nos acréscimos, Carrillo finalizou sobra na área e diminuiu para os argentinos.

Veja todos os detalhes de Flamengo 2x1 Estudiantes