Recuperado da lesão no joelho direito que o limitou a apenas três jogos no Brasileirão, um dos “maiores desafios” da carreira, segundo o próprio, Lucas Moura foi fundamental no empate de 2 a 2 do São Paulo contra o Sport Recife pelo campeonato no último sábado (16).
Confira a tabela da Libertadores
Um gol do ex-jogador do Paris Saint-Germain e do Tottenham deu início à recuperação em uma partida que os paulistas perdiam por 2 a 0 no início do segundo tempo.
“Estou feliz por ele, porque marcou um gol depois de muito tempo e está conseguindo minutos”, disse o técnico argentino Hernán Crespo, que avalia a possibilidade de incluí-lo na escalação para a partida de volta das oitavas de final no Morumbi, a partir das 21h30.
O último gol de Lucas Moura, de 33 anos, foi em janeiro, no Campeonato Paulista. A partida de ida, disputada na semana passada no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, terminou empatada em 0 a 0. Lá, o Atlético Nacional poupou a vida do São Paulo, pois Edwin Cardona perdeu dois pênaltis.

Momento de inflexão
Desde que Crespo assumiu o comando em junho, em meio a uma crise que custou o cargo do compatriota Luis Zubeldía, o São Paulo despertou. A Máquina Tricolor está em alta, com um recorde de seis vitórias, três empates e duas derrotas em todas as competições e um único ponto negativo: a eliminação nas oitavas da Copa do Brasil para o Athletico-PR, da Série B.
Apesar do bom momento que vive o clube, o primeiro confronto contra o Atlético Nacional não foi fácil. Além dos dois pênaltis perdidos por Cardona na ida, Marlos Moreno e Marino Hinestroza acertaram as traves. Ciente da alta exigência da revanche, Crespo poupou vários dos titulares no fim de semana, desde o goleiro Rafael até o atacante Luciano.
É um ponto de inflexão para o São Paulo, tricampeão da Copa Libertadores (1992, 1993 e 2005) e uma vez vencedor da Copa Sul-Americana (2012). Lucas Moura, antes de ir para a Europa, fez parte do elenco que conquistou o último título.
Confiança
O Atlético empatou no sábado por 2 a 2 com o Fortaleza no Torneio Clausura da Colômbia. Seu técnico, Javier Gandolfi, deu descanso a vários titulares. Duas vezes campeão da Copa Libertadores (1989 e 2016), o Verdolaga está confiante em sair bem na competição.
“Estamos muito animados. Voltaremos do Brasil com a classificação”, ousou prometer.
O vencedor enfrentará nas quartas de final quem ganhar no jogo entre Botafogo e LDU, que será definida na quinta-feira (21), após uma vitória por 1 a 0 do Fogão na semana passada, no Rio de Janeiro.
Prováveis escalações:
São Paulo: Rafael - Nahuel Ferraresi, Alan Franco, Sabino - Cédric Soares, Damián Bobadilla, Marcos Antonio, Enzo Díaz - Lucas Moura - André Silva, Luciano. Técnico: Hernán Crespo.
Atlético Nacional: David Ospina - Andrés Román, William Tesillo, Juan José Arias, Camilo Cándido - Jorman Campuzano, Juan Zapata - Marino Hinestroza, Edwin Cardona, Marlos Moreno - Alfredo Morelos. Técnico: Javier Gandolfi.