Mais

LDU provoca São Paulo com frase de mau gosto e é criticada por Nacional e Peñarol

LDU eliminou São Paulo no MorumBis
LDU eliminou São Paulo no MorumBisLeco Viana / Zuma Press / Profimedia

A LDU causou polêmica ao provocar o São Paulo na última quinta-feira (26), após vencer por 1 a 0 no MorumBis e avançar às semifinais da Libertadores. "Definitivamente, o Morumbi te mata mesmo", publicou o clube equatoriano nas redes sociais.

A frase faz alusão ao slogan adotado pelo São Paulo"El Morumbi te mata" — para caracterizar a força tricolor em casa nos duelos da Libertadores. A publicação da LDU, porém, repercutiu muito mal devido à morte de Juan Izquierdo, do Nacional-URU, em um jogo no estádio são-paulino em 2024.

Veja como foi São Paulo 0x1 LDU

"Rechaçamos enfaticamente a mensagem publicada pela Liga de Quito nas redes sociais. Mensagens deste nível tocam em um tema muito doloroso para nossa instituição, bem como para o São Paulo e o futebol sul-americano e mundial", declarou o Nacional em comunicado oficial.

Publicação da LDU em provocação ao São Paulo
Publicação da LDU em provocação ao São PauloReprodução/X

A LDU apagou a publicação após a repercussão negativa.

"Entendemos que essas mensagens atentam contra o trabalho conjunto que todos os clubes realizamos para a erradicação da violência em nosso esporte", acrescentou o Nacional.

A tragédia que vitimou Izquierdo ocorreu em 22 de agosto de 2024, no duelo entre São Paulo e Nacional pelas oitavas de final da Libertadores. O zagueiro de 27 anos sofreu uma arritmia cardíaca durante o jogo no MorumBis e não resistiu após cinco dias internado.

Arquirrival do Nacional, o Peñarol se juntou à manifestação de repúdio contra o gesto da LDU.

"Não se pode permitir nem aceitar que se utilize a morte para fazer alusão a um resultado esportivo. O futebol é um símbolo de paixão, mas até a maior paixão tem um limite, e esse limite está marcado pelos valores, pelo respeito à vida e às famílias daqueles que deixaram tudo em campo", afirmou o Peñarol.

"É inadmissível qualquer comunicação que não se elabore com a devida seriedade e respeito pelos fatos relacionados com o falecimento de atletas. Rechaço absoluto. Há coisas com as quais não se brinca", concluiu.