Este artigo contém links de afiliados para anunciantes. Jogue com responsabilidade, 18+
O São Paulo entra em campo nesta quinta-feira (18), às 19h, no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, para começar as quartas de final da Libertadores contra a LDU.
O tricampeão sul-americano, em ótima fase no Brasileirão desde a contratação de Hernán Crespo, terá a chance de chegar às semifinais pela primeira vez desde 2016.
A LDU chegou a esta fase após eliminar o Botafogo e voltou a vencer no fim de semana pelo Campeonato Equatoriano, mas dificilmente conseguirá conquistar o tricampeonato nacional.
LDU x São Paulo: informações da partida
Data: Quinta-feira, 18 de setembro, às 19h (horário de Brasília)
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito, Equador
Árbitro: Yael Falcon (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Transmissão: Paramount+ e Flashscore (comentários em áudio)
Odds: LDU (1.90) - EMP (3.30) - SAO (4.50)
Notícias das equipes: LDU x São Paulo
A LDU está de volta às quartas de final da Libertadores pela primeira vez desde 2019, mas não faz uma boa campanha no Campeonato Equatoriano. Atual bicampeão nacional, está em terceiro lugar após 28 rodadas e somou 14 pontos a menos que o líder Independiente del Valle.
Durante o fim de semana, o time do técnico brasileiro Tiago Nunes encerrou uma seca de quatro rodadas sem vitórias ao bater o Libertad fora de casa por 1 a 0. Nunes reclamou bastante das condições do gramado, mas ficou satisfeito com a atuação da sua equipe. “Em linhas gerais, foi uma boa atuação, que nos enche de esperanças pelo que teremos nesta semana”, afirmou.
Ele tem duas baixas confirmadas para enfrentar o São Paulo. O meia Fernando Conejo cumprirá suspensão por acúmulo de cartões amarelos e o zagueiro Ríchard Mina fará o mesmo por ter sido expulso na fase anterior contra o Botafogo. Outros dois titulares são dúvidas: Bryan Ramírez está tratando um hematoma e Alexander Alvarado levou uma pancada.
Provável escalação: Gonzalo Valle; Ricardo Adé, Darío Aimar e Leonel Quiñónez; José Quintero, Carlos Gruezo, Gabriel Villamil, Bryan Ramírez e Alexander Alvarado; Lisandro Alzugaray e Jeison Medina
A série invicta que o São Paulo começou na Série A com um empate com o Bragantino em meados de julho terminou cerca de duas semanas atrás com uma derrota para o Cruzeiro. No entanto, a recuperação foi rápida. No último domingo, um gol de Juan Dinenno garantiu o placar mínimo contra o Botafogo. O São Paulo ganhou sete das suas últimas nove partidas pelo Brasileirão e subiu à sétima posição.
O time está tentando entrar na briga por vaga direta à fase de grupos da próxima Libertadores. O que complica um pouco essa missão é que ele faz parte da turma que já disputou 23 rodadas. Os quatro clubes imediatamente à sua frente, incluindo o quarto colocado Mirassol, com três pontos a mais, jogaram apenas 21 vezes.
De qualquer maneira, o momento é positivo para o São Paulo, apesar de ter sofrido um pouco mais nas outras competições. Precisou dos pênaltis para passar pelo Atlético Nacional na Libertadores e foi eliminado dessa mesma maneira pelo Athletico-PR nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Crespo levou um susto durante o fim de semana, quando os laterais Wendell e Enzo Díaz sofreram problemas físicos na vitória sobre o Botafogo. Com dores musculares, Ferreira nem chegou a ser relacionado. Os três, porém, foram liberados pelo departamento médico e estarão à disposição para enfrentar a LDU. Crespo já havia comemorado os retornos do zagueiro Arboleda e dos volantes Alisson e Marcos Antônio e deve ter time quase completo para a viagem ao Equador.
Os desfalques são apenas os jogadores que tratam lesões de médio ou longo prazo, como Luiz Gustavo, Jonathan Calleri, Oscar, André Silva e Lucas Moura. Lucas retirou os pontos de uma artroscopia no joelho direito e está em processo de recuperação. Ainda não há uma data confirmada para que volte a campo, mas é possível que esteja disponível para o jogo de volta, na próxima semana, no Morumbis.
Provável escalação: Rafael; Rafael Tolói, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Marcos Antônio, Alisson e Enzo Díaz; Rodriguinho, Ferreira e Luciano
Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?
A partida será transmitida com exclusividade pelo serviço de streaming Paramount+.
Streaming: Paramount+
Estatísticas de LDU x São Paulo
O histórico do confronto direto é perfeitamente equilibrado. O São Paulo ganhou as três partidas em casa. A LDU venceu as três nos 2.850 metros de altitude de Quito. O placar agregado é um pouco preocupante para os paulistas, que levaram 9 a 3 em suas visitas ao Estádio Casa Blanca, pela Libertadores em 2004 e 2020 e pela Copa Sul-Americana em 2023.
Alan Franco (350) e Marcos Antônio (316) estão entre os 12 jogadores com mais passes completados na Libertadores, ambos com aproveitamentos em torno de 90%. Os zagueiros Leonel Quiñónez (304) e Ricardo Adé (290), da LDU, estão um pouco para baixo, ainda dentro do top 20.
O goleiro Gonzalo Valle, da LDU, é o quinto que mais precisou fazer defesas na Libertadores (27). À sua frente, estão apenas goleiros que foram eliminados, com exceção de Weverton, do Palmeiras (28). Rafael, do São Paulo, fez 10 intervenções a menos.
O São Paulo marcou 11 gols na Libertadores, um a mais que a LDU. Entre os times classificados às quartas de final, apenas o Flamengo fez menos (9). Tanto os brasileiros quanto os equatorianos foram vazados cinco vezes. Somente o River (8) sofreu mais gols entre os últimos oito times da Libertadores.
Odds de Botafogo x Mirassol
A LDU é favorita para esta partida, segundo as odds da bet365. Atuando em casa, e em um estádio geralmente hostil ao adversário, a sua vitória está pagando 1.90. Um triunfo do São Paulo está cotado em 4.50, com 3.30 para o empate.
Apesar de uma média de quatro gols por jogo quando o São Paulo visita a LDU, o mercado está prevendo uma partida travada em Quito. O mais de 2,5 está pagando 2.50, e a linha do mercado asiático ficou em 2.00.
Os atacantes da LDU, Jeison Medina e Michael Estrada, são considerados os artilheiros mais prováveis, com odds 3.00 para que marquem a qualquer momento. Os melhores são-paulinos da lista são Juan Dinenno e Luciano, com 4.00 e 4.33, respectivamente.
A fase do São Paulo é melhor que a da LDU. Ao mesmo tempo, o técnico Hernán Crespo ainda não conseguiu transportar o embalo do Brasileirão às outras competições e, dado o histórico do confronto direto, a aposta mais segura parece ser a favor dos donos da casa nesta quinta-feira.
Palpite: Vitória da LDU - Odd: 1.90 (bet365)
Explicação da aposta: A aposta será vencedora se a LDU ganhar a partida por qualquer placar
Odds cortesia da bet365. Corretas no momento da publicação e sujeitas a alterações