O Palmeiras venceu o River Plate por 3 a 1 nesta quarta-feira (24), no Allianz Parque, e carimbou vaga na semifinal da Libertadores pela 12ª vez em sua história. O time argentino saiu na frente com Maximiliano Salas, de cabeça, mas o Verdão buscou a virada com gols de Vitor Roque e Flaco López (duas vezes).
No primeiro jogo das quartas de final, no Monumental de Núñez, o Palmeiras venceu por 2 a 1 e jogava por um empate para avançar na competição continental. O time fez ainda melhor, chegando à vitória nos minutos finais.
Confira a tabela da Copa Libertadores no Flashscore
O Palmeiras enfrentará o vencedor de São Paulo e LDU na semifinal. Na primeira partida entre os adversários, a equipe equatoriana superou o Tricolor por 2 a 0. As duas equipes voltam a jogar nesta quinta-feira (25), às 19h, no Morumbis.
A última vez que o Palmeiras disputou uma semifinal de Libertadores foi em 2023, quando acabou sendo eliminado pelo Boca Juniors. Em contrapartida, nas últimas duas vezes que enfrentou e eliminou o River Plate, o Palmeiras sagrou-se campeão do torneio continental — foi assim em 1999, quando despachou os Millonarios também em uma fase quartas de final; e depois em 2020, já pelas semifinais.
A equipe comandada por Abel Ferreira encarou um adversário encardido pela frente, mas soube ter resiliência em uma partida amarrada, com marcações confusas da arbitragem e muita cera por parte dos argentinos, especialmente quando os Millonarios estavam à frente do placar.
Veja como foi Palmeiras 3 x 1 River Plate
O River Plate ficou pelo caminho mais uma vez. A equipe havia chegado às semifinais da última temporada, quando foi eliminada por outro brasileiro — o Atlético Mineiro.

River na frente
O River Plate começou melhor e abriu o placar logo aos 8 minutos. Após cobrança de falta de Quintero, Salas subiu entre os defensores palmeirenses e cabeceou firme, deixando o Allianz Parque apreensivo.

O Verdão tentou reagir em seguida, mas Murilo parou em grande defesa de Armani. Antes do intervalo, os argentinos ainda perderam chance incrível com Castaño, que parou em Weverton.
Vitor Roque e Flaco López comandam reação no Allianz
Na volta do segundo tempo, o Palmeiras foi mais agressivo e chegou ao empate rapidamente. Vitor Roque aproveitou rebote de Armani e balançou as redes, recolocando o time em vantagem no placar agregado. O Tigrinho chegou ao seu 12º gol pelo Verdão, o sexto nos últimos cinco jogos e o quarto na Libertadores.
O River, então, partiu para o ataque com Marcelo Gallardo colocando mais atacantes em campo. Borja quase desempatou para os argentinos em finalização forte, mas Weverton apareceu para salvar o Verdão.

Do outro lado, Abel Ferreira reforçou o meio de campo com a entrada de Facundo Torres. A estratégia se mostrou certeira. Aos 42 minutos, Facundo sofreu pênalti de Acuña, que ainda foi expulso.
Flaco López converteu a cobrança e, nos acréscimos, brilhou novamente ao marcar um golaço para fechar a vitória por 3 a 1.

Próximos jogos
Garantido em mais uma fase da Libertadores, o Palmeiras voltará suas atenções para o Brasileirão. No domingo (28), a equipe visita o Bahia, na Fonte Nova, às 16h.
