Foi com drama! Mas o Flamengo venceu o Estudiantes por 4 a 2 nos pênaltis nesta quinta-feira (25), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, e avançou à semifinal da Libertadores para enfrentar o Racing. Na outra chave, o Palmeiras terá como adversário a LDU.
O Flamengo perdeu a partida no tempo normal por 1 a 0, mas contou com um inspirado Rossi, que pegou duas penalidades, para seguir vivo na disputa continental.
Confira a tabela da Copa Libertadores no Flashscore
Foi também uma volta por cima do goleiro argentino no confronto. Além de aplicar a lei do ex — uma vez que já atuou pelo Estudiantes —, ele se redimiu de uma tomada de decisão questionável no gol marcado por Benedetti.
Para alguns, uma falha. Para outros, um lance indefensável. O certo é que o arqueiro provou o seu valor quando foi necessário. Uma classificação em suas mãos.

A Conmebol vai divulgar em breve as datas e os horários de cada partida das semifinais. Os jogos de ida serão em 21 e 22 de outubro; a volta é uma semana depois, nos dias 28 e 29 de outubro.
Veja como foi Estudiantes 1 (2) x 0 (4) Flamengo
Golpe em solo argentino
Com as costas na parede, o Estudiantes iniciou a partida com muita intensidade, buscando pressionar a saída de bola do Flamengo, além de aumentar a presença ofensiva em busca do gol. Apesar de certo controle, faltava capricho à equipe argentina, especialmente no último passe.

O Rubro-Negro só conseguiu equilibrar as ações próximo ao fim do primeiro tempo, quando apresentou um futebol mais cerebral, suprimindo os erros de passe e criando oportunidades de gol.
O espanhol Saúl mandou na trave de Muslera, e depois voltou a assustar a meta do veterano goleiro uruguaio em arremate. Mas o Estudiantes traria angústia à Nação Rubro-Negra no último lance da etapa inicial.

A defesa do Flamengo não apresentou resposta à presença de Benedetti, livre de marcação após ser lançado dentro da área. Rossi era a última esperança, mas optou por recolher a mão em forte finalização do compatriota argentino. O Estudiantes dirigiu-se aos vestiários à frente no placar e com a possibilidade de levar a disputa da vaga para a marca da cal.
Susto e a confirmação do drama dos pênaltis
Era esperada uma postura diferente do Flamengo na volta para o segundo tempo, mas o time comandado por Filipe Luís prosseguiu fazendo um jogo bastante aquém de seu potencial e com muitos erros de passe.
O Estudiantes, por sua vez, estava armado para o bote e confiante que era possível resolver a parada ainda no tempo normal. A bem da verdade, a equipe argentina chegou a balançar as redes de Rossi em nova bobeada da defesa do Flamengo.

A sorte é que a arbitragem assinalou impedimento depois que a casquinhada de Carrillo sobrou para a conclusão de Benedetti. O lateral bateu na saída de Rossi, mas sua posição era irregular. O VAR confirmou o impedimento para alívio da torcida flamenguista.
Mas a partida se dirigiu para o drama dos pênaltis, com a primeira derrota do Flamengo fora de casa confirmada na atual edição da Copa Libertadores.
Rossi coloca Flamengo na semifinal da Libertadores
Depois dos acertos nas primeiras cobranças de ambos os lados, Rossi apareceu para impedir que Benedetti vivesse uma noite de herói. O goleiro do Flamengo se impôs frente ao lateral e fez a defesa. Carrascal, logo na sequência, colocou a equipe carioca em vantagem na disputa.

O Rubro-Negro continuou perfeito na marca da cal e coube a Rossi, um ex-jogador do Estudiantes, aplicar o desfecho ao confronto infartante. O arqueiro rubro-negro voou para fazer a defesa em arremate de Ascacibar e garantir a vaga na semifinal da Libertadores.
Próximo desafio
Líder do Brasileirão, o Flamengo volta a campo pelo torneio nacional já neste domingo (28), quando visita o Corinthians, na Neo Química Arena, às 20h30, pela 25ª rodada da Série A.

Quer acompanhar seus jogadores favoritos da Libertadores de perto? Agora você pode no app Flashscore – saiba como aqui!