Mais

Uruguai anuncia convocatória com seis jogadores de Flamengo e Palmeiras

Arrascaeta é figura certa nos chamados de Bielsa
Arrascaeta é figura certa nos chamados de BielsaErnesto Ryan / Getty Images South America / Getty Images via AFP)

Com as ausências de Fede Valverde e Darwin Núñez, o técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, chamou vários jogadores do Flamengo e do Palmeiras, finalistas da Copa Libertadores 2025, para a lista de convocados dos amistosos contra os Estados Unidos e o México.

O Uruguai vai enfrentar o México fora de casa no dia 15 de novembro e, três dias depois, joga em Tampa (Flórida) contra os Estados Unidos nos últimos duelos do ano, com o objetivo de dar ritmo ao elenco que vai disputar a Copa do Mundo da América do Norte em 2026. Os amistosos acontecem pouco antes da final da Libertadores, que terá Flamengo e Palmeiras em Lima no dia 29 de novembro.

Os jogadores do Flamengo Giorgian De Arrascaeta, Guillermo Varela, Matías Viña e os do Palmeiras Joaquín Piquerez, Facundo Torres e Emiliano Martínez estão na lista divulgada nesta segunda-feira (11) pela Associação Uruguaia de Futebol (AUF). O Mengão e o Verdão também brigam pelo título do Campeonato Brasileiro.

Em outubro, os uruguaios conquistaram vitórias discretas contra a República Dominicana (1 a 0) e o Uzbequistão (2 a 1) em uma miniturnê pela Malásia que deixou Bielsa e os torcedores da Celeste com gosto de quero mais. O Uruguai terminou as Eliminatórias Sul-Americanas em quarto lugar.

Para os dois jogos preparatórios que encerram 2025, o Uruguai terá a ausência sentida de Valverde. O Real Madrid anunciou que o meio-campista uruguaio sofreu uma lesão "no músculo semimembranoso" da perna direita após o empate sem gols contra o Rayo Vallecano neste domingo.

O principal jogador do meio-campo da Celeste pode ficar cerca de duas semanas fora dos gramados. Na convocação de Bielsa, outro grande desfalque é o atacante do Al-Hilal, Darwin Núñez.

Lista de convocados

Goleiros: Santiago Mele (Junior) e Cristopher Fiermarín (Deportes Tolima).

Defensores: Nahitan Nández (Al-Qadisiyah), José Luis Rodríguez (Vasco Da Gama), Guillermo Varela (Flamengo), Sebastián Cáceres (América), Ronald Araújo (Barcelona), José María Giménez (Atlético de Madrid), Santiago Bueno (Wolverhampton), Mathias Olivera (Napoli), Matías Viña (Flamengo), Joaquin Piquerez (Palmeiras) e Santiago Homenchenko (Querétaro).

Meio-campistas: Rodrigo Bentancur (Tottenham), Manuel Ugarte (Manchester United), Emiliano Martínez (Palmeiras), Rodrigo Zalazar (Sporting de Braga), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo), Facundo Pellistri (Panathinaikos) e Juan Manuel Sanabria (Atlético San Luis).

Atacantes: Ignacio Laquintana (Bragantino), Maximiliano Araújo (Sporting de Lisboa), Rodrigo Aguirre (América), Federico Viñas (Oviedo), Brian Rodríguez (América), Luciano Rodríguez (Neom S.C) e Facundo Torres (Palmeiras).