A seleção norte-americana, treinada pelo argentino Mauricio Pochettino, abriu o placar com um gol de Chris Richards aos 4 minutos, mas o México começou a reviravolta com um gol de Raúl Jiménez aos 27 minutos. O veterano atacante comemorou o gol com uma homenagem ao seu ex-companheiro de equipe Diogo Jota, o jogador português que faleceu na quinta-feira (3) em um acidente de carro.
Veja a tabela completa da Copa Ouro
Com total controle do jogo e as melhores oportunidades, o México garantiu a vitória com um gol de cabeça de Edson Álvarez no segundo tempo, gerando euforia no Estádio NRG, onde os mexicanso contaram com a esmagadora maioria da torcida dos 70 mil espectadores.
Sob o comando de Javier Aguirre, a seleção mexicana ampliou seu domínio no principal torneio da CONCACAF com o décimo título, enquanto os Estados Unidos, seus arquirrivais regionais, permanecem sete títulos.

O México, que se sagrou campeão da Liga das Nações da Concacaf em março, era o grande favorito para vencer a Copa Ouro deste ano, dada a ausência significativa da seleção dos EUA, que estava sem Christian Pulisic e os demais jogadores-chave. A derrota, de qualquer forma, aumenta a pressão sobre Pochettino a apenas 11 meses dos Estados Unidos sediarem a Copa do Mundo, juntamente com México e Canadá.