Edson Álvarez, Raúl Jiménez e César Montes marcaram os gols do México. Peter González e Edison Azcona marcaram para a República Dominicana.
Confira a tabela completa da Copa Ouro
“Dou muito crédito ao time adversário. É um time bem trabalhado, com uma defesa muito fechada, que nos custou muito no primeiro tempo, e nos contra-ataques eles nos causaram alguns problemas”, comentou Javier Aguirre, técnico do México.
“Nosso goleiro não teve muito trabalho, mas eles foram precisos nos dois gols”, acrescentou Aguirre.
Sobre a estreia da República Dominicana na Copa Ouro, contra o atual campeão, o técnico argentino Marcelo Neveleff destacou: “Nos baseamos em nosso modelo de jogo, no conhecimento dos nossos jogadores e no estudo que fizemos da seleção mexicana e de como poderíamos vencê-la... Queríamos jogar de igual para igual”.

Os dominicanos entraram em campo pressionando e com um complicado esquema de cinco homens na defesa e quatro meio-campistas, o que evidenciou a falta de criatividade e variações do México.
Os Quisqueyanos resolveram de forma providencial as duas primeiras oportunidades do Tri.
Aos 18 minutos, Pablo Mañón, quase sobre a linha do gol, defendeu um chute de Santiago Giménez. Dois minutos depois, o goleiro Xavier Valdez defendeu com uma mão chute de Raúl Jiménez da linha frontal.
A equipe caribenha suportou o domínio do adversário e lançou um par de contra-ataques para causar preocupação na retaguarda mexicana.
Perto do intervalo, o México marcou 1 a 0 em uma bola parada. Orbelín Pineda cobrou um escanteio pela direita na primeira trave, e lá apareceu Álvarez para marcar 1 a 0 com um cabeceio.

Muito perto do empate
Logo no início do segundo tempo, os dois atacantes do México combinaram para fazer o 2 a 0. Giménez habilitou Jiménez na área, que finalizou com um toque que passou entre as pernas do goleiro.
A seleção dominicana chegou a 2 a 1 com um chute cruzado de González dentro da área.

Aos 8, em outro escanteio, Álvarez cabeceou, a bola quicou na cabeça de César Montes e acabou dentro do gol para o 3 a 1.
Em uma jogada vertical e rápida, os dominicanos chegaram a 3 a 2. Azcona passou pelo zagueiro Jorge Sánchez em um mano a mano e finalizou com um chute forte.
Nos últimos minutos, a República Dominicana pressionou o México, que chegou ao final da partida desfigurado, superado e subjugado.
“O adversário nos exigiu ao máximo, foi uma vitória muito sofrida, mas justa”, resumiu Aguirre. “Há coisas a corrigir, mas é uma boa vitória para começar”.
Por sua vez, Neveleff concluiu: “Estou muito contente com a atuação, mas não com o resultado. Temos que começar a ganhar este tipo de jogos e começar a crescer para sermos a equipe que queremos ser. No final, tivemos oportunidades para empatar”.
Assim, o México assumiu a liderança do Grupo A com 3 pontos e a República Dominicana ficou sem pontos. Na quarta-feira (18), os dominicanos enfrentarão a Costa Rica e os mexicanos, o Suriname.