Mais

Inédito no futebol brasileiro: técnicos poderão pedir revisão de lances na Copa Paulista

Exemplo de como ficará a cabine do Vídeo Suporte à beira do gramado
Exemplo de como ficará a cabine do Vídeo Suporte à beira do gramadoReprodução/Federação Paulista de Futebol
Desde que o VAR foi introduzido no futebol, alguns técnicos, jogadores e analistas esportivos levantaram a possibilidade da ferramenta ser utilizada como acontece em algumas outras modalidades esportivas, como o basquete, tênis, vôlei, futebol americano e etc., quando desafios são propostos à arbitragem. Pois bem, essa tecnologia será testada no Brasil.

Em uma iniciativa da Federação Paulista de Futebol (FPF), as semifinais da Copa Paulista — que envolvem XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente — contará com esta novidade, que já foi testada pela FIFA em competições de base, como a Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2024. 

Confira a tabela da Copa Paulista de Futebol no Flashscore

A medida foi acertada entre os clubes após reunião do Conselho Técnico da competição. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (15). 

A ferramenta é chamada de Football Video Support (FVS), ou Vídeo Suporte, em português, e pode ser acionada quando o técnico entender que houve erro de avaliação em gol, pênalti, cartão vermelho direto e cartão aplicado ao jogador errado. 

Cada técnico começa a partida tendo direito a dois desafios. Caso a reivindicação seja bem sucedida, o treinador não perderá a solicitação que utilizou. 

Para que o pedido de avaliação seja feito, é necessário que o técnico gire o dedo e entregue ao quarto árbitro um cartão que indicará a solicitação. O árbitro do jogo, como ocorre no futebol americano e no basquete, por exemplo, vai se dirigir até uma cabine à beira do gramado para avaliar o lance reclamado. Ele receberá a ajuda de um operador de replay. 

O árbitro possui total autonomia para manter ou alterar a decisão que foi tomada no campo de jogo. O Vídeo Suporte é uma tecnologia diferente do VAR e mais simples, ampliando, de acordo com a FIFA, os recursos disponíveis para a arbitragem. 

"Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial", declarou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). 

Os jogos das semifinais da Copa Paulista estão definidos. De um lado da chave, o XV de Piracicaba enfrenta o Comercial. Do outro, o Primavera encara o Grêmio Prudente