Mais

Após goleadas nos jogos de ida, 4 clubes estão a um passo das oitavas da Sul-Americana

Com metade da vaga em jogo, quatro clubes estão a um passo das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Com metade da vaga em jogo, quatro clubes estão a um passo das oitavas de final da Copa Sul-AmericanaRodrigo BUENDIA / AFP / AFP / Profimedia
Independiente del Valle, Bolívar, Once Caldas e Universidad de Chile vão para o jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana com uma vantagem confortável nesta semana, depois de terem conquistado vitórias de destaque na primeira partida que os colocaram à beira da classificação.

Todos os quatro clubes tiveram atuações impressionantes na semana passada para se prepararem para o jogo de volta: o Independiente del Valle-EQU goleou o Vasco por 4 a 0, o Bolívar-BOL e o Once Caldas-COL venceram o Palestino-CHI e o San Antonio Bulo Bulo-BOL, respectivamente, por 3 a 0, e a Universidad do Chile goleou o Guarani-PAR por 5 a 0.

Veja a tabela da Copa Sul-Americana

Salvo alguma catástrofe, todos estão classificados para a próxima rodada. Alianza Lima-PER e Atlético-MG, que também estão na briga para avançar às oitavas de final, tiveram vitórias mais apertadas.

Os peruanos venceram o Grêmio por 2 a 0 em Lima, enquanto o Galo derrotou o Atlético Bucaramanga-COL por 1 a 0, na Colômbia. Em ambos os casos, o resultado está em aberto e tudo pode acontecer no jogo de volta.

Os oito vencedores desses playoffs se juntarão aos vencedores dos grupos nas oitavas de final, que já estão aguardando os adversários: Universidad Católica do Equador, Independiente-ARG, Lanús-ARG, Fluminense, Cienciano-PER, Godoy Cruz-ARG, Mushuc Runa-EQU e Huracán-ARG.

As oitavas de final estão programadas para 12 a 21 de agosto, com jogos em casa e fora que determinarão quem se classificará para as quartas de final.

Um pedido de calma

O Del Valle viajará ao Brasil com a tranquilidade de uma grande margem de gols. No entanto, o técnico Javier Rabanal enfatizou que o jogo de volta contra o Vasco no Rio de Janeiro será diferente.

"Ainda não estamos classificados, temos de ir ao Brasil e ratificar o que fizemos. Lá será diferente. Eles vão querer pressionar desde o início, e nós teremos de ser inteligentes para cuidar da vantagem que temos", disse o espanhol.

Para o técnico argentino Flavio Robatto, a vitória do Bolívar sobre o Palestino em La Paz foi consolidada graças às “contratações” dos zagueiros argentinos Santiago Echeverría e Ignacio Gariglio, do meia-atacante colombiano Daniel Cataño e dos atacantes Martín Cauteruccio e Damián Batallini.

Hernán Darío Herrera, técnico do Once Caldas, campeão da Copa Libertadores de 2004, destacou que o objetivo do clube da cidade de Manizales é conquistar o título.

"O que estamos buscando no Once Caldas são títulos. Estamos em uma copa internacional e essa tem que ser a inspiração dessa equipe", ressaltou o técnico colombiano.

A Universidad de Chile venceu a Copa Sul-Americana em 2011, e naquela equipe, brilhou o jovem Charles Aránguiz, de apenas 22 anos. Hoje, aos 36 anos e com uma carreira consolidada no futebol alemão e brasileiro, o atual capitão azul retornou ao clube em meados do ano passado e não esconde a empolgação.

“Voltamos para sonhar com mais um título internacional”, disse, despertando a esperança dos torcedores.

"Temos boas lembranças de 2011 e isso ficará conosco para o resto de nossas vidas. Hoje temos um grupo jovem, com um sonho, como todos os torcedores da U", afirmou Aránguiz nas redes sociais.

Próximas partidas da Sula
Próximas partidas da SulaFlashscore