Todos os quatro clubes tiveram atuações impressionantes na semana passada para se prepararem para o jogo de volta: o Independiente del Valle-EQU goleou o Vasco por 4 a 0, o Bolívar-BOL e o Once Caldas-COL venceram o Palestino-CHI e o San Antonio Bulo Bulo-BOL, respectivamente, por 3 a 0, e a Universidad do Chile goleou o Guarani-PAR por 5 a 0.
Veja a tabela da Copa Sul-Americana
Salvo alguma catástrofe, todos estão classificados para a próxima rodada. Alianza Lima-PER e Atlético-MG, que também estão na briga para avançar às oitavas de final, tiveram vitórias mais apertadas.
Os peruanos venceram o Grêmio por 2 a 0 em Lima, enquanto o Galo derrotou o Atlético Bucaramanga-COL por 1 a 0, na Colômbia. Em ambos os casos, o resultado está em aberto e tudo pode acontecer no jogo de volta.
Os oito vencedores desses playoffs se juntarão aos vencedores dos grupos nas oitavas de final, que já estão aguardando os adversários: Universidad Católica do Equador, Independiente-ARG, Lanús-ARG, Fluminense, Cienciano-PER, Godoy Cruz-ARG, Mushuc Runa-EQU e Huracán-ARG.
As oitavas de final estão programadas para 12 a 21 de agosto, com jogos em casa e fora que determinarão quem se classificará para as quartas de final.
Um pedido de calma
O Del Valle viajará ao Brasil com a tranquilidade de uma grande margem de gols. No entanto, o técnico Javier Rabanal enfatizou que o jogo de volta contra o Vasco no Rio de Janeiro será diferente.
"Ainda não estamos classificados, temos de ir ao Brasil e ratificar o que fizemos. Lá será diferente. Eles vão querer pressionar desde o início, e nós teremos de ser inteligentes para cuidar da vantagem que temos", disse o espanhol.
Para o técnico argentino Flavio Robatto, a vitória do Bolívar sobre o Palestino em La Paz foi consolidada graças às “contratações” dos zagueiros argentinos Santiago Echeverría e Ignacio Gariglio, do meia-atacante colombiano Daniel Cataño e dos atacantes Martín Cauteruccio e Damián Batallini.
Hernán Darío Herrera, técnico do Once Caldas, campeão da Copa Libertadores de 2004, destacou que o objetivo do clube da cidade de Manizales é conquistar o título.
"O que estamos buscando no Once Caldas são títulos. Estamos em uma copa internacional e essa tem que ser a inspiração dessa equipe", ressaltou o técnico colombiano.
A Universidad de Chile venceu a Copa Sul-Americana em 2011, e naquela equipe, brilhou o jovem Charles Aránguiz, de apenas 22 anos. Hoje, aos 36 anos e com uma carreira consolidada no futebol alemão e brasileiro, o atual capitão azul retornou ao clube em meados do ano passado e não esconde a empolgação.
“Voltamos para sonhar com mais um título internacional”, disse, despertando a esperança dos torcedores.
"Temos boas lembranças de 2011 e isso ficará conosco para o resto de nossas vidas. Hoje temos um grupo jovem, com um sonho, como todos os torcedores da U", afirmou Aránguiz nas redes sociais.
