Atlético-MG perde para Lanús nos pênaltis e é vice da Sul-Americana

Atualizada
Hulk perdeu pênalti em Lanús x Atlético-MG, pela final da Sul-Americana
Hulk perdeu pênalti em Lanús x Atlético-MG, pela final da Sul-AmericanaJUAN MABROMATA / AFP

O Lanús é o campeão da Copa Sul-Americana 2025. O time argentino venceu o Atlético-MG nos pênaltis neste sábado (22), após 0 a 0 em 120 minutos de uma final tensa no Defensores del Chaco, em Assunção.

O Lanús venceu a disputa decisiva por 5 a 4. Vitor Hugo perdeu o último pênalti, com um chute fraco na mão de Losada. O goleiro do Lanús também defendeu as cobranças de Hulk e BielEverson pegou o pênalti de Walter Bou, e Lautaro Acosta isolou o primeiro "match point" dos argentinos.

Confira os detalhes de Lanús 0 (5) x (4) 0 Atlético-MG

Bicampeão, o Lanús se juntou aos maiores vencedores da Sul-Americana. A outra conquista foi em 2013, também contra um brasileiro, a Ponte Preta. O Atlético-MG amargou o quinto vice seguido do Brasil no torneio.

Biel perde gol feito na prorrogação

O Atlético teve a grande chance do jogo no segundo tempo da prorrogação. Biel recebeu de Hulk e saiu na cara de Losada, mas chutou em cima do goleiro, que defendeu com a perna.

Biel também perdeu uma boa oportunidade no primeiro tempo, quando apareceu livre na área e cabeceou na mão de Losada. Assim como no tempo normal, Everson pouco trabalhou na prorrogação.

Biel lamenta gol perdido em Lanús x Atlético-MG
Biel lamenta gol perdido em Lanús x Atlético-MGJOSE BOGADO / AFP

Bernard carimba trave no tempo normal

O Galo demorou a se encontrar e só finalizou aos 18 minutos, em chute perigoso de Alan Franco. A partir daí, assumiu o controle e se instalou no ataque, mas sem criar muitas chances. Na melhor oportunidade, Bernard carimbou a trave em cobrança de falta venenosa. O Lanús pouco ameaçou.

O panorama foi semelhante na volta do intervalo: Atlético com a bola e Lanús à espera do contra-ataque, ambos sofrendo para chegar ao gol. A exemplo do primeiro tempo, o Galo levou perigo em um chute de fora da área, de Dudu. Everson sequer fez uma defesa na etapa final.

Vitória nos pênaltis adiciona um gol ao Lanús
Vitória nos pênaltis adiciona um gol ao LanúsFlashscore

3º vice em 2 anos

O Atlético-MG ampliou o drama recente em finais de grandes competições. Em 2024, foi vice da Libertadores e da Copa do Brasil para Botafogo e Flamengo, respectivamente. A última decisão expressiva vencida pelo Galo foi a da Copa do Brasil 2021, contra o Athletico-PR.

Junior Alonso em Lanús x Atlético-MG
Junior Alonso em Lanús x Atlético-MGJUAN MABROMATA / AFP

Próximos jogos

O Atlético-MG tem quatro jogos do Brasileirão pela frente até o fim do ano. O próximo adversário é o Flamengo, na terça-feira (25), às 21h30, na Arena MRV. Depois, encara Fortaleza (F), Palmeiras (C) e Vasco (C).