Em reunião na noite desta segunda-feira (26), o Conselho Deliberativo do Corinthians votou pelo afastamento do presidente Augusto Melo. A decisão foi corroborada por 176 votos favoráveis, enquanto 57 foram contrários. Houve uma abstenção.
Apesar do afastamento decidido pelo Conselho, Augusto Melo ainda não sofreu o impeachment. Para que tal medida seja sacramentada, será necessário uma votação com os sócios do clube. Caso os associados não aprovem a destituição, Melo será restabelecido na presidência.
Confira a tabela da Copa Sul-Americana no Flashscore
O vice-presidente Oscar Tabile assumirá o Corinthians enquanto durar o processo de afastamento e a consequente assembleia para decidir o futuro de Augusto Melo.
De acordo com o estatuto, Tabile terá a partir de agora cinco dias para convocar a assembleia extraordinária de sócios. Não há um prazo para a realização desta reunião, mas espera-se que o assunto seja solucionado em até um mês.
Se Melo optar pela renúncia, o caminho estará live para que Tabile assuma como presidente até o fim do próximo ano. Se a decisão dos sócios for pelo impeachment de Augusto Melo, uma nova eleição deverá ser convocada por Tabile apenas para os conselheiros do clube.
Na última semana, o agora afastado presidente do Corinthians foi indiciado por furto, lavagem de dinheiro e associação criminosa pela Polícia Civil em investigação que apura irregularidades no contrato de patrocínio com a VaideBet. Melo nega envolvimento, mas teve negado nesta segunda-feira o habeas corpus impetrado para anular o indiciamento.
A juíza Marcia Mayumi Okoda Oshiro destacou em sua decisão "a ausência dos requisitos necessários para a concessão da liminar almejada". A defesa de Augusto Melo não apresentou "demonstração clara e segura da ausência de justa causa, apta a configurar constrangimento ilegal".
Nesta situação embaraçosa em sua direção, o Corinthians entra em campo nesta terça-feira (27), contra o Huracán, em Buenos Aires, às 21h30 (de Brasília), pela última rodada do Grupo C da Copa Sul-Americana. O time argentino lidera a chave com 11 pontos, enquanto o Corinthians é o segundo, com oito.
Entenda o caso Augusto Melo/VaideBet
A imprensa brasileira divulgou na semana passada um documento policial no qual Melo é acusado de montar um sistema complexo envolvendo empresas-fantasma para desviar cerca de R$ 1 milhão que pertenciam ao Corinthians.
A Polícia Civil de São Paulo recomendou ao Ministério Público que o denunciasse por "lavagem de dinheiro, associação criminosa e furto qualificado".
"Saio de cabeça erguida, missão cumprida, o próximo presidente tem a missão de dar sequência", disse Melo a jornalistas nesta segunda, antes da votação do conselho.
O dirigente assumiu a presidência do clube mais popular de São Paulo em janeiro de 2024 e, nesse mesmo mês, fechou um contrato de patrocínio com a VaideBet. A casa de apostas rescindiu o acordo em junho do mesmo ano, recorrendo a uma cláusula anticorrupção.
Sob a gestão Melo, o Corinthians fechou em setembro do ano passado com o craque holandês Memphis Depay, uma das contratações mais caras da história do futebol sul-americano, e conquistou o Campeonato Paulista em março de 2025.