Mais

Final da Sul-Americana 2025 é transferida para Assunção; veja o motivo da mudança

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, ao lado do troféu da Copa Sul-Americana
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, ao lado do troféu da Copa Sul-AmericanaBUDA MENDES / Getty Images South America / Getty Images via AFP
A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (11) que a final da Copa Sul-Americana foi transferida de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para Assunção, no Paraguai. De acordo com a entidade, não há mais tempo hábil para as obras e melhorias necessárias no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, palco inicial da grande decisão.

Um relatório da entidade apontou dados preocupantes quanto ao cumprimento dos prazos estabelecidos para sediar uma final continental. Segundo a Conmebol, todos os termos razoáveis foram esgotados e uma alteração de local se fez necessária. 

Confira a tabela da Copa Sul-Americana no Flashscore 

"A mudança de sede tem como principal objetivo preservar o alto padrão de qualidade da final da Conmebol Sudamericana e garantir o cumprimento com excelência dos compromissos assumidos com os torcedores, clubes participantes, patrocinadores e marcas associadas", destacou a entidade, em comunicado oficial. 

Assunção foi sede da última final da Copa Sul-Americana e possui expertise e todas as condições necessárias para voltar a receber a decisão do torneio. Em 2024, o Racing, da Argentina, venceu o Cruzeiro por 3 a 1, no La Nueva Olla.

O estádio do Cerro Porteño, todavia, não foi confirmado oficialmente como palco da decisão deste ano. O comunicado se limita a apontar Assunção como sede e a manutenção da data programada para a final única: o dia 22 de novembro. 

Dois clubes brasileiros ainda restam na disputa pelo título da Sula. Fluminense e Atlético-MG estão na fase quartas de final e pegarão, respectivamente, Lanús, da Argentina, e Bolívar, da Bolívia. Os jogos de ida acontecerão nos dias 16 e 17 de setembro.