Um relatório da entidade apontou dados preocupantes quanto ao cumprimento dos prazos estabelecidos para sediar uma final continental. Segundo a Conmebol, todos os termos razoáveis foram esgotados e uma alteração de local se fez necessária.
Confira a tabela da Copa Sul-Americana no Flashscore
"A mudança de sede tem como principal objetivo preservar o alto padrão de qualidade da final da Conmebol Sudamericana e garantir o cumprimento com excelência dos compromissos assumidos com os torcedores, clubes participantes, patrocinadores e marcas associadas", destacou a entidade, em comunicado oficial.
Assunção foi sede da última final da Copa Sul-Americana e possui expertise e todas as condições necessárias para voltar a receber a decisão do torneio. Em 2024, o Racing, da Argentina, venceu o Cruzeiro por 3 a 1, no La Nueva Olla.
O estádio do Cerro Porteño, todavia, não foi confirmado oficialmente como palco da decisão deste ano. O comunicado se limita a apontar Assunção como sede e a manutenção da data programada para a final única: o dia 22 de novembro.
Dois clubes brasileiros ainda restam na disputa pelo título da Sula. Fluminense e Atlético-MG estão na fase quartas de final e pegarão, respectivamente, Lanús, da Argentina, e Bolívar, da Bolívia. Os jogos de ida acontecerão nos dias 16 e 17 de setembro.