Com o resultado, o Lanús e Universidad do Chile terão que definir o classificado para a final no jogo de volta, na próxima quinta-feira (30), com mando argentino. A La U mostrou poder de reação sem sua torcida, que não pôde estar presente, uma vez que o clube foi punido pelos incidentes nas arquibancadas em duelo das oitavas de final contra o Independiente.
Confira a tabela completa da Sul-Americana
Quem se classificar, vai encarar o vencedor do duelo de Atlético-MG x Independiente del Valle-EQU na grande decisão. Na ida, na casa do Del Valle, empate de 1 a 1 deixou tudo em aberto. A final acontece no dia 22 de novembro em Assunção em jogo único.
Os argentinos contaram com falha chilena no 1° tempo para sair na frente, antes de um contra-ataque fatal aumentar a vantagem. Na etapa final, a La U se lançou ao ataque, conseguindo diminuir o prejuízo antes de evitar a derrota em lance polêmico. Os chilenos dominaram as estatísticas com 72% de posse de bola e tendo 22 finalizações contra 7 dos argentinos.

Golaço abre o placar
Os donos da casa começaram melhor, mas sofreram o gol de abertura em falha da defesa. Um erro na saída de jogo de Calderón fez a bola ser roubada por Castillo, que viu o goleiro adiantado. Do meio da rua, ele foi feliz na tentativa de encobrir o goleiro Castellón.
Veja os detalhes de Universidad do Chile x Lanús
Na sequência, uma bola roubada na defesa gerou contra-ataque argentino. Salvio entortou o marcador pelo lado direito e achou Castillo debaixo do gol para dobrar a vantagem argentina.

Reação chilena
No 2° tempo, Di Yorio precisou de apenas um minuto, após sair do banco de reservas, para descontar aos 18 minutos e recolocar os chilenos no jogo, aproveitando rebote e falha do goleiro Losada. A segunda etapa teve brusca queda de rendimento do Lanús, com La U chegando perto do empate.
A igualdade veio nos instantes finais, quando cobrança de escanteio dos donos da casa terminou com toque de mão do defensor do Lanús. O árbitro brasileiro Anderson Daronco apontou para a marca da cal e Aránguiz deixou tudo igual para revolta dos hermanos, que reclamaram muito da decisão.

