São Paulo e Corinthians se enfrentam neste sábado, 25 de janeiro, pela grande final da Copinha de 2025, no estádio do Pacaembu, às 10h. O confronto entre as equipes acontece no dia do aniversário da cidade de São Paulo, que vai completar 471 anos.
Com as melhores campanhas da competição, São Paulo e Corinthians deixaram para trás Criciúma e Grêmio na semifinal e garantiram vaga na decisão. O Tricolor venceu por 2 a 1 com gols de Ryan Francisco, enquanto o Timão derrotou o clube gaúcho por 1 a 0 com gol do meia Bahia.
Entre os maiores vencedores da Copinha, São Paulo e Corinthians possuem quatro e onze títulos cada, respectivamente. O Tricolor venceu pela última vez em 2019, enquanto o Timão é o atual campeão. O clássico Majestoso já aconteceu na final da competição em 1993 e 2004, com um título para cada.
Para a final, o São Paulo não vai poder contar com o atacante Ryan Francisco, artilheiro da Copinha. Autor de 8 gols na competição, o jogador levou o segundo cartão amarelo e está suspenso na decisão.
Informações importantes
Data: 25 de janeiro de 2025
Horário: 10h
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, São Paulo
Onde assistir São Paulo x Corinthians?
A partida terá transmissão da Globo (TV aberta), do SporTV (TV fechada) e da Cazé TV (YouTube).
Transmissão:
Globo (TV aberta)
Sportv (TV fechada)
Prováveis escalações de São Paulo e Corinthians
Provável escalação do São Paulo: João Pedro; Pedro Andrade, Lucas Loss, Felipe Negrucci, Lucas Ferreira; Samuel, Maik, Matheus Alves, Felipe Oliveira, Tetê e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Barcellos.
Provável escalação do Corinthians: Kauê; Pellegrin, Fernando Vera, Caio Garcez, Dener; Bahia, Victor Dourado, Pedro Thomas; Dieguinho, Gui Negão e Nícollas. Técnico: Orlando Ribeiro.
Campanha do São Paulo na Copinha
Com a classificação à final na última terça-feira (21), o São Paulo chega na decisão invicto e sonha com o quinto título. A equipe de Allan Barcellos teve três vitórias na fase de grupos, contra Serra Branca, Picos e XV de Jaú.
Na segunda fase, o São Paulo venceu o América de Natal por 4 a 0, com gols de Matheus Alves, Hugo Leonardo, Lucas Ferreira e Ryan Francisco. Em seguida, na terceira fase, o Tricolor eliminou o Juventude com resultado de 1 a 0, com gol de Ryan Francisco.
Vendo a final ficar próxima, o São Paulo eliminou o Fluminense nos pênaltis após empate sem gols. Nas quartas de final, venceu o Cruzeiro por 3 a 1, com gols de Ryan Francisco (2) e Lucas Ferreira, até enfrentar e vencer o Criciúma na semi. O Tricolor tem até o momento sete vitórias e um empate, com 21 gols marcados e três sofridos.
Campanha do Corinthians na Copinha
O Corinthians garantiu classificação à final da Copinha na última quarta-feira (22) após vencer o Grêmio por 1 a 0 e sonha com o 12° título da competição. A campanha é de seis vitórias, um empate (classificação nos pênaltis) e uma derrota.
A equipe de Orlando Ribeiro fez fase de grupo com duas vitórias (Porto Velho e Rio Branco AC) e uma derrota (Santo André). Na segunda fase, eliminou o Falcon com vitória por 1 a 0. Em seguida, superou o Vila Nova por 4 a 1.
Nas oitavas, o Corinthians eliminou o Ituano nos pênaltis por 4 a 1 após empate sem gols. Pelas quartas, derrotou o Vasco por 1 a 0, até encarar o Grêmio na semi e vencer pelo mesmo placar. O Timão tem até o momento seis vitórias, um empate e uma derrota, com 13 gols marcados e três sofridos.
Final volta a acontecer no Pacaembu após cinco anos
A final da Copinha 2025 está de volta ao estádio do Pacaembu, onde tradicionalmente acontecia, mas que ficou do calendário nos últimos há cinco anos. Fechado para reformas, o principal palco público da cidade passou por mudanças na estrutura, teve capacidade reduzida e agora conta com gramado sintético.
A última final no estádio havia acontecido em 2020, quando Internacional e Grêmio se enfrentaram na decisão e o Colorado levou a melhor. Após empate por 1 a 1, o Inter venceu por 3 a 1 nos pênaltis.
Entre 2022 e 2024 (competição não foi realizada em 2021), a final da Copinha aconteceu no Allianz Parque, no estádio do Canindé e na NeoQuímica Arena.