Mais

Ajax estuda contratação de ex-lateral brasileiro Maxwell para assumir diretoria

Maxwell concluiu o curso Executive Master for International Players da UEFA
Maxwell concluiu o curso Executive Master for International Players da UEFAČTK / AP / Winter/Icon Sports

O Ajax quer definir o novo diretor técnico antes de contratar o novo treinador, conforme declarou o conselho durante uma reunião com os stakeholders.

Após a demissão do treinador John Heitinga no início de novembro, o diretor técnico Alex Kroes anunciou que colocou seu cargo à disposição. Kroes afirmou que assume a responsabilidade pela situação instável do clube, mas continuará como diretor até que um substituto seja encontrado.

Siga a Eredivisie pelo Flashscore

Durante a reunião desta semana com os stakeholders, o diretor geral do Ajax Menno Geelen confirmou que a prioridade do clube será encontrar um novo diretor antes de buscar um novo treinador.

Alex Kroes na reunião dos stakeholders do Ajax
Alex Kroes na reunião dos stakeholders do AjaxANP / ddp USA / Profimedia

"Agora queremos encontrar uma solução de longo prazo," declarou Geelen. "Nossa intenção é primeiro nomear um diretor e, junto com ele, escolher o novo treinador. Essa é a nossa preferência", afirma. O clube é o 4° colocado do Campeonato Holandês e ocupa a lanterna da Champions, ainda sem pontuar. 

Isso significa que o técnico interino Fred Grim continuará no cargo por mais algum tempo. "Esses são momentos difíceis," acrescentou Geelen. "Estamos trabalhando para conquistar resultados duradouros. A evolução leva tempo e não acontece em apenas uma temporada. Precisamos manter a paciência e a tranquilidade", sugere.

Maxwell e Jordi Cruyff entre os candidatos

A busca pelo novo diretor técnico já começou e vários nomes estão sendo cogitados. O jornal holandês De Telegraaf revelou que os ex-jogadores do Ajax Maxwell e Jordi Cruyff estão entre os principais alvos do clube.

Maxwell atuou pelo Ajax entre 2001 e 2006, somando 156 partidas com o time de Amsterdã. Após uma carreira de sucesso, o lateral brasileiro concluiu o curso Executive Master for International Players da UEFA e foi nomeado vice-diretor esportivo no Paris Saint-Germain.

Jordi Cruyff, filho da lenda Johan Cruyff, jogou nas categorias de base do Ajax antes de estrear como profissional pelo Barcelona em 1994. Depois de encerrar a carreira como jogador, Cruyff se tornou diretor técnico no AEK Larnaca, no Maccabi Tel Aviv e no Barcelona. Atualmente, ele atua como consultor técnico da seleção da Indonésia.