Árbitro encerra jogo do Ajax por causa de sinalizadores

Torcida local abusou do uso de sinalizadores
Torcida local abusou do uso de sinalizadoresOLAF KRAAK / ANP / AFP

O duelo entre Ajax e Groningen, neste domingo (30), pelo Campeonato Holandês, precisou ser encerrado antes da hora. Tudo começou quando torcedores na arquibancada acenderam uma grande quantidade de artefatos pirotécnicos. Ao tentar retomar a partida, novos incidentes aconteceram e, por isso, o árbitro decidiu que a partida não continuaria.

A temporada desastrosa do Ajax ganhou mais um capítulo negativo. A partida da 14ª rodada da Eredivisie acabou não acontecendo, mesmo após duas tentativas. O jogo estava previsto para começar pontualmente às 20h (horário local) e os jogadores entraram em campo conforme o planejado

Siga o Campeonato Holandês pelo Flashscore

A partida até começou, mas foi interrompida após apenas cinco minutos. Na arquibancada sul da Johan Cruyff Arena, os torcedores acenderam muitos sinalizadores, com alguns sendo lançados no gramado. Em um estádio fechado, isso causou sérios problemas de fumaça, levando o árbitro a interromper o jogo e mandar os jogadores para o vestiário.

A ação com pirotecnia havia sido anunciada inicialmente como uma homenagem a Thijmen (conhecido como Tum), torcedor que faleceu recentemente. No entanto, mesmo após uma longa pausa, não foi possível retomar a partida.

A espera por condições adequadas durou 40 minutos, e ao retornar, o árbitro Bas Nijhuis avisou que uma nova interrupção resultaria no cancelamento do evento. E foi exatamente o que aconteceu – menos de um minuto depois, mais artefatos pirotécnicos e outros objetos foram arremessados no campo. O árbitro cancelou o jogo.

No momento, não se sabe qual será o destino da partida. O mais provável é que tentem remarcar para outra data, mas o Ajax também deve enfrentar duras consequências disciplinares. Logo após os incidentes, a associação oficial de torcedores do Ajax se distanciou das ações dos hooligans.

Vale lembrar que o clube faz uma das piores campanhas dos últimos anos. Após 13 jogos, ocupa a sexta posição, com apenas 20 pontos, 17 a menos que o PSV.