Jordi Cruyff, filho do lendário Johan Cruyff, foi rapidamente apontado como um dos principais alvos do Ajax após Alex Kroes anunciar sua decisão de deixar o cargo. O ex-jogador teria que disputar a vaga com o ex-lateral brasileiro Maxwell e o ex-diretor do Liverpool Michael Edwards.
Confira a classificação da Eredivisie
Na foto, Cruyff aparece à mesa com o CEO do Ajax, Menno Geelen, o Diretor de Futebol, Marijn Beuker, e o empresário de Cruyff, Soufian Asafiati, no hotel Torre Melina a Gran Melia, em Barcelona, onde Cruyff mora. Questionado sobre a foto pelo De Telegraaf, Menno Geelen confirmou que estão trabalhando para contratar um novo diretor técnico.
"É verdade que estamos envolvidos em projetos importantes. Comentaremos sobre eles quando houver novidades. Ainda não é o caso", declarou.
Jordi jogou nas categorias de base do Ajax antes de fazer sua estreia profissional pelo Barcelona em 1994. Após encerrar a carreira de jogador, assumiu o cargo de diretor técnico no AEK Larnaca, Maccabi Tel Aviv e Barcelona. Atualmente, atua como consultor técnico da seleção da Indonésia.
Prioridade máxima
O Ajax está em busca de um novo diretor técnico desde que Alex Kroes anunciou sua saída. Kroes assumiu a responsabilidade pela situação atual do Ajax, que demitiu o técnico John Heitinga após apenas cinco meses no comando do gigante de Amsterdã. Os demais membros do conselho convenceram Kroes a permanecer até que o clube encontrasse um substituto.

Edwin van der Sar contratou o ex-executivo do Go Ahead Eagles para ser o CEO do Ajax, com início previsto para março de 2024. No entanto, em 2 de abril, foi anunciado que Kroes havia sido suspenso com intenção de demissão, após o Conselho Fiscal do clube descobrir que ele adquiriu ações do Ajax no valor de até 190 mil euros uma semana antes de assumir o cargo.
Ajax e Kroes chegaram a um acordo que permitiu que Kroes permanecesse no clube, mas não como CEO. Em vez disso, ele atuaria como diretor técnico.
Pouco depois do anúncio de Kroes de que deixaria o cargo, Menno Geelen confirmou na reunião anual de stakeholders do clube que o conselho priorizava a busca por um novo diretor técnico em relação à contratação de um novo treinador.
O Ajax chegou a tentar trazer de volta o ex-diretor técnico Marc Overmars, que recusou, afirmando que sua passagem pelo Ajax era "um capítulo encerrado".
