A imensa faixa em estilo Art Déco, que envolveu todo o estádio Grolsch Veste, cobriu impressionantes 18.000 metros quadrados e contou a história da cidade de Enschede, onde está sediado o Twente.
Confira a classificação do Campeonato Holandês
A faixa percorre cronologicamente a história de Enschede, começando com seu padroeiro, Santiago Maior, e a concessão do selo da cidade em 1325. Depois, retrata os três grandes incêndios urbanos em 1517, 1750 e 1862, a tradição têxtil no bairro de Pathmos e a figura do padre Alfons Ariens, que lutou para melhorar as condições de trabalho dos operários têxteis.
A faixa termina mostrando episódios da Segunda Guerra Mundial e o herói da resistência Leendert Overduin, que protegeu centenas de judeus escondidos, além de um fênix, símbolo do renascimento da cidade após a devastadora explosão de fogos de artifício no ano 2000.
Vak P, o grupo de torcedores mais apaixonados do Twente que idealizou e produziu a ação, afirmou que esta é a maior faixa pintada na história do futebol europeu. Para a sua criação, foram usados 2.550 litros de tinta.
