UEFA vai colocar em debate regra sobre número de convocados para seleções classificadas para a Euro 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Após críticas, UEFA vai analisar regra sobre número de convocados para Euro 2024

Eurocopa será realizada de 15 de junho a 15 de julho
Eurocopa será realizada de 15 de junho a 15 de julhoReuters
A UEFA vai considerar os pedidos de alguns técnicos das equipes nacionais sobre o tamanho do plantel para a Euro 2024, na Alemanha, disse o órgão dirigente do futebol europeu nesta quinta-feira (28).

Um retorno ao limite de 23 jogadores pré-Covid-19 foi confirmado pela UEFA, depois de ter sido aumentado para 26 na Euro 2020 e na Copa do Mundo de 2022. Alguns técnicos expressaram suas preocupações.

"Tomamos nota dos comentários expressos por alguns técnicos de seleções nacionais sobre o tamanho do elenco para a Euro 2024", disse um porta-voz da UEFA.

"Um workshop com as equipes participantes será realizado em 8 de abril e, nessa ocasião, a UEFA ouvirá as opiniões dos técnicos. Qualquer ideia a esse respeito será então considerada e avaliada."

Durante a recente janela internacional, o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate (53), e o técnico da Holanda, Ronald Koeman (61), falaram sobre o assunto.

"É muito estranho não escolher entre 26 jogadores. É absurdo voltar aos 23", disse Koeman após a derrota de sua equipe por 2 a 1 para a Alemanha na terça-feira.

"Hoje em dia, é preciso lidar mais com lesões. O que importa é a capacidade de carga dos jogadores."

Southgate disse que nomeará uma equipe inicial mais extensa e tem esperança de reverter a decisão da UEFA.

"É inevitável que vamos nomear uma equipe mais longa, que foi o que fizemos antes da Eurocopa aqui (em 2021), embora estivéssemos lidando com 26 na época", disse Southgate.

"Há mais uma reunião da UEFA em que houve um pouco de conversa entre alguns dos treinadores sobre a possibilidade de aumentar isso."

O prazo para o envio das listas de convocados à UEFA é 7 de junho. O torneio começa em 14 de junho.

A Confederação Asiática de Futebol aumentou o limite de convocados de 23 para 26 para a Copa da Ásia, que começou em janeiro deste ano. A Copa das Nações Africanas, que também começou em janeiro, tinha um limite de 27 jogadores.