Em seis encontros anteriores na fase final ou nas eliminatórias da Eurocopa, que remontam a 1987/88, a Inglaterra jamais bateu as italianas.
Siga Inglaterra x Itália em tempo real
São 5 vitórias e 1 empate em favor da Azzurra, com um saldo de gols de 13 a 6 contra as inglesas.
Um consolo que as atuais campeãs podem ter antes da semifinal é que elas venceram por 5 a 1 amistoso realizado em fevereiro de 2024.
Além disso, a Itália só chegou à final duas vezes, em 1993 e 1997, perdendo ambas.
A última aparição italiana em uma semi da Euro foi em 97, quando elas superaram a Espanha por 2 a 1 – em 6 semifinais disputadas na história, a Itália venceu apenas duas.

Itália se classificou no último suspiro
Foi somente graças a um gol de Cristiana Girelli aos 45 minutos do segundo tempo, que a Itália bateu a Noruega por 2 a 1 e avançou para as semis deste ano.
Todos os três gols de Girelli no torneio foram marcados no Stade de Geneve, onde será realizada a semifinal. Aos 35 anos e 84 dias de idade, ela se tornou a jogadora mais velha a marcar dois gols em uma partida da Eurocopa Feminina (no jogo contra as norueguesas).
Inglaterra chega com drama
Nas quartas de final, as inglesas venceram a Suécia nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo normal. Esta foi a primeira vez que uma equipe superou uma desvantagem de dois gols em uma partida eliminatória da Eurocopa Feminina.
Além da resiliência, outro triunfo das Leoas é sua treinadora. No comando da Inglaterra desde setembro de 2021, Sarina Wiegman continua sendo a única técnica a vencer a Euro com dois países diferentes após o sucesso de 2017 com a Holanda, seu país natal.
Ambas as equipes estão participando da sua sétima semifinal de Euro, mas o retrospecto recente é melhor para o time inglês.
A Inglaterra chegou na semi de quatro dos últimos cinco torneios. Já a Itália caiu na fase de grupos em quatro de suas últimas seis participações, incluindo as duas últimas (2017 e 2022).
Quem passar para a final, encara Espanha ou Alemanha na decisão do título.
