Mais

Realeza e Primeiro Ministro britânico parabenizam Leoas por título da Euro Feminina

Príncipe William cumprimenta a zagueira inglesa Alex Greenwood
Príncipe William cumprimenta a zagueira inglesa Alex GreenwoodFabrice COFFRINI / AFP

O rei Charles III liderou as homenagens às jogadores que conquistaram o bicampeonato da Euro Feminina, no domingo (27), após final dramática contra a Espanha. A Inglaterra venceu o título nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal.

O príncipe William comemorou com sua filha, a princesa Charlotte, na tribuna, antes de parabenizar as Leoas no gramado.

Veja como foi a final da Euro 2025

O primeiro-ministro britânico Keir Starmer também estave presente no Estádio St. Jakob-Park, na Basileia. "Campeãs! Parabéns, Lionesses - que time. Que jogo. Que drama", disse Starmer no Twitter/X. "Vocês foram fundo quando mais importava, e deixaram a nação orgulhosa. Fizeram história", acrescentou.

O Rei Charles cumprimentou o time de Wiegman pela vitória catártica e definiu a próxima meta: a Copa do Mundo em 2027.

"Quero dar a vocês, à sua treinadora e a toda a sua equipe de apoio meus mais sinceros parabéns pela vitória na Euro 2025", escreveu o rei nas redes sociais.

"Por mais anos do que me lembro, os torcedores ingleses cantaram a famosa canção 'o futebol está voltando para casa'. Ao voltarem para casa com o troféu que conquistaram em Wembley há três anos, é motivo de grande orgulho que, por meio da habilidade esportiva e do incrível trabalho em equipe, as Leoas tenham feito essas palavras soarem verdadeiras", acrescentou. 

"Vocês mostraram com seu exemplo nas últimas semanas que não há contratempos tão difíceis que a derrota não possa ser transformada em vitória, mesmo quando o apito final se aproxima", concluiu o monarca.

Feito inédito

As Leoas se tornaram a primeira seleção inglesa de futebol profissional a vencer um grande torneio em solo estrangeiro. Os homens ganharam a Copa do Mundo de 1966, enquanto as mulheres conquistaram a Eurocopa Feminina em 2022 – ambos em Wembley.

Nesta segunda, as campeãs europeias desfilarão em carro aberto em Londres.