Você sabe qual é o salário de Lamine Yamal? O prodígio do Barcelona, antes dos 18 anos, já é projetado para ser um dos melhores jogadores da história e que tem, nada mais nada menos, que uma Eurocopa no currículo.
Yamal é atualmente um dos jogadores que mais atrai atenção na Europa. Depois de uma brilhante Eurocopa em 2024, o ponta direita dos Culés lidera as manchetes todas as semanas, seja com contribuições para o clube permanecer no topo de LaLiga, seja com desempenhos excepcionais na Liga dos Campeões.
Confira a classificação de LaLiga
O jovem, nascido em Esplugas de Llobregat, Barcelona, tem contrato até junho de 2026 por um total de 1,67 milhão de euros por ano. É claro que, mais do que o salário anual, a cláusula de rescisão que o Barcelona garantiu para o jogador chama atenção: 1 bilhão de euros. Yamal é um dos sete jogadores do clube com esse valor, mas é o mais jovem de todo o elenco.
Valor de mercado desde a estreia
O dia 29 de abril de 2023 é lembrado por todos os torcedores do Barcelona como a data em que, sob a orientação de Xavi, um garoto "diferente" de 15 anos estreou na primeira divisão espanhola.
Embora tenha ficado apenas alguns minutos em campo e o time já estivesse na frente por 4 a 0 contra o Betis, foi o suficiente para que o mundo do futebol vislumbrasse a qualidade que o jovem de La Masia exibia.

Em agosto daquele ano, o valor de mercado de Yamal era de 25 milhões de euros e, em apenas dois meses, em outubro, subiu para 50 milhões de euros. Naquela época, o ponta tinha 16 anos e, em um espaço de tempo tão curto, desenvolveu a qualidade no futebol em 100% no valor.
Como esperado, 2024 foi outro ano de crescimento para o atacante e, antes da participação na Euro, o valor de mercado de Yamal atingiu 75 milhões de euros em março e 90 milhões de euros em julho - um aumento de 260% em apenas um ano na primeira divisão. Naquela época, já era titular indiscutível para Luis de la Fuente na competição continental que a Espanha tinha à espera.
Euro 2024 e a explosão com a seleção
A Espanha foi coroada campeã da Eurocopa na Alemanha e o fez de forma invicta, com Lamine Yamal elevando o nível em todos os jogos. De acordo com o Flashscore, o ponta direita teve uma média de 7,7 pontos por jogo durante a Euro, com a maior pontuação na partida contra a Alemanha, em que a Espanha venceu por 2 a 1 na prorrogação.

Curiosamente, apesar de ter sido substituído após 18 minutos do segundo tempo, o atacante teve um desempenho tão bom que marcou 8,3 pontos, com uma assistência, um chute no gol e uma taxa de sucesso de passes de 83,3%.
O desempenho na Euro só fez aumentar o valor de mercado do jovem Blaugrana e, logo após o torneio, em julho de 2024 (já com 18 anos), Yamal alcançou 120 milhões de euros, outro aumento de 33,3% em apenas um mês.
Recordista no mercado de 2024
É claro que os números continuariam a crescer para Yamal e, em outubro, o prodígio chegaria a 150 milhões de euros. A essa altura, os rumores de transferência estavam por toda parte e cresceriam até o final do ano.

Em dezembro de 2024, a taxa do jogador no mercado chegou a 180 milhões de euros, o que não apenas o catapultou como o jogador mais valioso das fileiras do Barcelona, como também o segundo mais valioso da seleção espanhola e de LaLiga.
Quem está de olho em Yamal?
Muito se fala sobre os times que querem ter Lamine Yamal no elenco, todos com uma carteira que definitivamente tem a capacidade de pagar valores exorbitantes por um jogador que não parou de brilhar desde a estreia na primeira divisão.
De acordo com o jornalista Javier Peña, um mais interessados em fazer ofertas pelo jovem é o Liverpool, que busca um substituto natural para Mohamed Salah. Com quase 33 anos de idade, o egípcio está com dificuldades para renovar o contrato com os Reds.

Manchester United, Chelsea e Manchester City também foram mencionados na Inglaterra, todos com dinheiro suficiente para adquirir os serviços do ponta. De qualquer forma, assim como fez em 2017 com Neymar, o Paris Saint-Germain parece ser a única equipe interessada em pagar sem muito atraso, já que a cláusula de rescisão que os Culés assinaram com o Yamal é de cerca de 1,06 bilhão.
Até mesmo o assistente da presidência do clube, Enric Masip, confirmou que uma oferta do PSG de 250 milhões de euros chegou, mas que foi automaticamente rejeitada porque "o presidente nunca a considerou", preferindo a renovação de Yamal.
PSG e Barcelona já têm um histórico de mercado com grandes nomes do futebol mundial. Entre os exemplos mais proeminentes estão Neymar, Messi e Dembelé: será que Nasser Al-Khelaïfi e companhia conseguirão levar mais um ícone do futebol catalão?
Os registros mais notáveis de Lamine Yamal
Na temporada 2023/24, o ponta direita se tornou o jogador mais jovem do século 21 a começar um jogo em LaLiga, com 16 anos e 38 dias. Apenas uma semana depois, alcançou um novo marco ao ser o mais jovem a dar uma assistência também neste século, pelo Barcelona, na vitória fora de casa por 4 a 3 sobre o Villarreal.
Em 8 de novembro de 2023, Yamal estreou contra a Geórgia em uma vitória fora de casa por 7 a 1 para La Roja nas Eliminatórias da Euro 2024. Naquela partida, Yamal entrou em campo aos 44 minutos do segundo tempo e, aos 29 do segundo tempo, marcou o primeiro gol pela seleção principal.
O espanhol se tornou não apenas o jogador mais jovem a jogar pela seleção (16 anos e 57 dias), como também o artilheiro mais jovem da equipe.

Yamal detém os recordes da Liga dos Campeões como o jogador mais jovem a estrear pelo Barcelona e o mais jovem a começar uma partida. O atacante já se tornou o artilheiro mais jovem a marcar três gols na história de LaLiga e a participar de uma partida contra o Real Madrid.
Em 2024, ele continuou quebrando recordes e se tornou o mais jovem a estrear e marcar na Supercopa da Espanha. Yamal é, também, o jogador mais jovem a marcar na Copa do Rei no século 21 e o jogador mais novo a participar das eliminatórias e das quartas de final da Liga dos Campeões.