Mais

UEFA planeja reformular eliminatórias da Euro e da Copa; decisão sai em até 6 meses

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, quer novas Eliminatórias para Copa e Euro
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, quer novas Eliminatórias para Copa e EuroMatthieu Mirville/ZUMA Press Wire / Shutterstock Editorial / Profimedia

As fases de classificação para o Campeonato Europeu e a Copa do Mundo vão ser reformuladas, com o presidente da UEFA estipulando, nesta sexta-feira (7), um prazo de seis meses para definir novos modelos.

“É muito cedo para dizer algo concreto, e nem eu sei ao certo, porque temos duas opções e ainda não decidimos o que fazer. Mas, por um lado, faz sentido ter um resultado de 10 a 0? Por outro, faz sentido que, por seleções pequenas e médias terem de jogar contra as grandes, nunca se classifiquem para o Europeu?”, questionou o esloveno Aleksander Ceferin no Fórum de Negócios de Futebol, em Milão.

Confira a classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo

Há cerca de um mês, Ceferin disse em Lisboa, durante o Football Summit 2025, que a UEFA estuda uma mudança nas eliminatórias europeias, mas garantiu que não será seguido um formato semelhante ao da renovada Liga dos Campeões.

“Não. Se pudéssemos combinar isso de alguma forma, seria bom… Se você perguntasse a uma seleção pequena se ela preferiria jogar contra Itália, França, Inglaterra e Alemanha nas eliminatórias ou ter muito mais chances de enfrentá-las no Europeu, a segunda opção seria a melhor. Mas ainda estamos discutindo isso”, destacou.

O novo formato da Liga dos Campeões estreou no ano passado, com uma fase de liga única e 36 clubes, tornando a competição mais imprevisível do que a tradicional fase de grupos. Questionado sobre quando os novos planos serão revelados, Ceferin apontou um prazo de seis meses.

A fase de classificação para a Copa de 2026, que termina este mês, faz com que as seleções europeias joguem em grupos de quatro ou cinco equipes, enfrentando cada adversário duas vezes. Mas houve uma escassez de jogos de grande destaque neste ano, e o resultado mais desequilibrado foi a goleada de 10 a 0 da Áustria sobre San Marino, no mês passado.

A França, por sua vez, goleou Gibraltar por 14 a 0 em uma partida das Eliminatórias da Euro 2024, há dois anos.

A UEFA utilizou a Liga das Nações, a terceira competição mais importante do futebol europeu, para garantir a classificação de seleções de ranking inferior ao Europeu masculino, como foi o caso da Macedônia do Norte, na Euro 2020, e da Geórgia, na Euro 2024.