Como a duração dos estaduais em 2026 foi novamente reduzida pela antecipação do começo do Brasileirão e para acomodar a Copa do Mundo ampliada no calendário, o Gauchão vai até o início de março. A decisão estão inicialmente marcados para 8/3.
Confira a tabela completa do Gauchão 2026
Os 12 times participantes da edição de 2025 do Campeonato Gaúcho são: Avenida, Caxias, Grêmio, Guarany de Bagé, Internacional, Inter de Santa Maria, Juventude, Monsoon, Novo Hamburgo, São José, São Luiz e Ypiranga.

Regulamento do Gauchão 2026
O torneio é composto de 12 equipes divididas em dois grupos de seis equipes. Na primeira fase, os times enfrentam adversários das outras chaves, com cada um realizando um total de seis jogos.

Classificam-se para as quartas de final os quatro primeiros colocados de cada grupo. Já as equipes que fecharem a primeira fase em 5º e 6º de cada grupo vão disputar um quadrangular contra o rebaixamento em dois turnos, que vai salvar os dois primeiros colocados da degola.

As quartas de final serão disputadas em jogo único e, em caso de empate, a vaga é decidida na disputa de pênaltis. Vencedores seguem na disputa do título e os derrotados disputam a Taça Farroupilha. Semifinal e Final do Gaúcho e da Taça Farroupilha são disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta.
Os grupos do Gauchão 2026
Grupo A: Internacional, Juventude, Avenida, São Luiz, São José e Guarany de Bagé.
Grupo B: Grêmio, Novo Hamburgo, Caxias, Ypiranga, Inter de Santa Maria e Monsoon.
Favoritos do Gauchão 2026
O Gauchão viu o Internacional quebrar a hegemonia gremista no último ano e voltar a ser campeão gaúcho pela primeira vez desde 2016. Heptacampeão entre 2018 e 2024, o Grêmio quer o título de volta para cortar mais um pouco a vantagem do rival na contagem geral de conquistas. Hoje os colorados lideram com 46 a 43 em relação aos gremistas.

Tirando a dupla Gre-Nal, os principais candidatos ao título são Caxias e Juventude. Os dois times conquistaram o Gauchão próximo da virada do século e quase sempre são os que mais ameaçam os grandes da capital.
Inter vive reconstrução
Atual campeão, o Internacional começa a temporada reformulando seu elenco após o desesperador fim de 2025, quando a equipe escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão. O Colorado terá o comando do uruguaio Paulo Pezzolano.

O mercado do Inter até o início do Gauchão ainda é tímido nas chegadas, mas movimentado nas saídas. O clube vendeu Vitão, Luiz Otávio e Ricardo Mathias, além de não ter renovado com Óscar Romero e Lucca Drumond.
Grêmio sonha alto
Assim como o seu rival, o Grêmio não teve um 2025 bom e se movimenta para não repetir os resultados em 2026. Para isso, o Tricolor foi buscar o técnico português Luis Castro e tem sido ativo no mercado de transferências.

Até o início do Gauchão, o Imortal anunciou a contratação do lateral Caio Paulista e está muito perto de anunciar os nomes de Tetê e José Enamorado. Recuperar a título estadual é o primeiro passo para tentar um ano de conquistas fora dos limites do Rio Grande do Sul.
Clássicos do Gauchão 2026
• 22/1: Juventude x Caxias (4ª rodada)
• 25/1: Internacional x Grêmio (5ª rodada)
• 1º/2: Grêmio x Juventude (6ª rodada)
• 1º/2: Caxias x Internacional (6ª rodada)

Onde assistir ao Gauchão 2026
O Campeonato Gaúcho 2026 terá transmissão em Globo (RBS TV) na TV aberta; SporTV na TV fechada; Premiere no pay-per-view; e site do Zero Hora/Ge.
A Globo (RBS TV) vai transmitir 10 partidas para o Rio Grande do Sul às 18h de domingo. O SporTV, por sua vez, vai exibir entre duas e três partidas por rodada. No pay-per-view e no streaming, o Premiere transmitirá todos os jogos de Grêmio, Internacional e Juventude. O Zero Hora/Ge transmite o restante das partidas em seu site.
