O Grêmio chegou a 14 pontos, disparou na liderança do Grupo A e praticamente garantiu a classificação para as semifinais. O Tricolor torce por um tropeço do Guarany de Bagé contra o Caxias nesta quarta (12) para confirmar a vaga antes da última rodada, em que visita o Ypiranga no sábado (15).
Confira a classificação atualizada do Gauchão
Já o Pelotas sofreu o quarto tropeço seguido (2E, 2D) e segue na lanterna do Grupo B, com 6 pontos. O Lobo precisa da vitória contra o Juventude no sábado, em casa, para escapar do quadrangular do rebaixamento.
Gol de letra abre caminho
O Grêmio teve dificuldades no início do jogo, levou sustos nos contra-ataques e demorou a impor seu ritmo. O panorama mudou radicalmente após o zagueiro Gustavo Martins receber de Monsalve na área e marcar um golaço de letra, aos 39 minutos. O Pelotas sentiu muito e viu o Tricolor passar o trator até o intervalo.

Braithwaite assume artilharia
Depois de abrir o placar em jogada por baixo, o Grêmio aproveitou a força de Braithwaite no jogo aéreo para encaminhar a vitória no primeiro tempo. O dinamarquês marcou duas vezes de cabeça em cruzamentos de Edenilson, um de dentro da área e outro em escanteio.
Veja os detalhes de Grêmio 5x0 Pelotas
Em grande fase, Braithwaite chegou a cinco gols no Gauchão e se isolou na artilharia. O camisa 9 deixou sua marca pelo quarto jogo seguido. Ele só passou em branco na estreia da temporada, contra o Brasil de Pelotas.

Pavón entra e faz dois golaços
O Grêmio conduziu o segundo tempo em ritmo de treino, mas Pavón entrou no intervalo com fome de gol. O argentino abriu sua contagem aos 17 minutos, com chute colocado no ângulo, e fechou a goleada com uma linda finalização de trivela, aos 39, após lançamento de Cristaldo.