Como a duração dos estaduais em 2025 foi reduzida para acomodar o Mundial de Clubes no calendário, o Gauchão vai até o meio de março. Os jogos da final estão inicialmente marcados para 16 e 23/3.
Confira a tabela completa do Gauchão 2025
Os 12 times participantes da edição de 2025 do Campeonato Gaúcho são: Avenida, Brasil de Pelotas, Caxias, Grêmio, Guarany de Bagé, Internacional, Juventude, Monsoon, Pelotas, São José, São Luiz e Ypiranga.

Regulamento do Gauchão 2025
O torneio é composto de 12 equipes divididas em três grupos de quatro. Na primeira fase, os times enfrentam adversários das outras chaves, com cada um realizando um total de oito jogos.

As quatro equipes com melhores campanhas na fase de grupos, ou seja, os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado geral, se enfrentam nas semifinais. A ordem do mata-mata será esta: o primeiro colocado joga contra o quarto, e o segundo contra o terceiro.

Os times que terminarem a primeira fase entre 5º e 8º irão disputar o Troféu Farroupilha, que garante vaga para o campeão na Copa do Brasil de 2026. Já as equipes que fecharem a primeira fase entre 9º e 12º vão disputar um quadrangular contra o rebaixamento que vai salvar os dois primeiros colocados da degola.
Os grupos do Gauchão 2025
Grupo A: Grêmio, Avenida, São José e Guarany de Bagé.
Grupo B: Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga.
Grupo C: Juventude, Brasil de Pelotas, São Luiz e Moonson.
Favoritos do Gauchão 2025
O Gauchão é um dos estaduais do Brasil que vive uma hegemonia. O Grêmio venceu as últimas 7 edições - todas desde 2018 - e está a um título de estabelecer a maior sequência de estaduais da história do clube. De quebra, o Tricolor igualaria o recorde de conquistas consecutivas, que pertence ao Internacional de 1969 a 1976.

O Internacional, por outro lado, vive um dos seus maiores jejuns e não levanta a taça estadual desde 2016. No período de seca, o Colorado foi vice-campeão três vezes (2017, 2019 e 2021). Do interior, o maior candidato é o Juventude, clube que está na Série A. Porém, o Verdão da Serra só venceu o estadual uma vez, em 1998.
Inter quer quebrar hegemonia
Se considerarmos o momento, o Internacional é o grande favorito ao título gaúcho. O Colorado terminou a temporada passada em grande fase e conseguiu a vaga na Libertadores via Brasileirão. Já garantido na fase de grupos da competição continental, o time de Roger Machado deve focar todas as suas atenções no Estadual.

Apesar de algumas saídas importantes, o Colorado manteve a base e deve começar o ano de 2025 com certo entrosamento da temporada anterior. Outro trunfo do clube do Beira-Rio é o retrospecto recente em clássicos, já que derrotou o Grêmio nos últimos 4 encontros entre os rivais.
Grêmio terá recomeço
O Grêmio inicia um novo ciclo na temporada 2025. Depois de dois anos e três meses sob o comando de Renato Portaluppi, o Tricolor terá novo comandante: Gustavo Quinteros. O técnico argentino chega com ótimas credenciais, já que é o atual campeão argentino com o Vélez Sarsfield.

Porém, há muito trabalho a ser feito. O fim de ano do Grêmio não foi nada bom e a torcida teme que a octa possa não vir em 2025. O Imortal só venceu um dos últimos 7 jogos no Brasileirão e por pouco não brigou contra o Z4. O mercado até agora foi tímido e o clube contratou o lateral João Lucas e o volante Cuéllar.
Clássicos do Gauchão 2025
• 1/2: Caxias x Juventude (4ª rodada)
• 8/2: Pelotas x Brasil de Pelotas (6ª rodada)
• 8/2: Grêmio x Internacional (6ª rodada)

Onde assistir ao Gauchão 2025
O Campeonato Gaúcho 2025 terá transmissão em Globo (RBS TV) na TV aberta; SporTV na TV fechada; e Premiere no pay-per-view.
A Globo (RBS TV) vai transmitir 10 partidas para o Rio Grande do Sul às 16h30 de sábado. O SporTV, por sua vez, vai exibir duas partidas por rodada. No pay-per-view e no streaming, o Premiere transmitirá todos os jogos de Grêmio, Internacional e Juventude.