Mais

Alexander Sorloth deitou e rolou no Estádio Olímpico de Barcelona em 2024

Sorloth abalou o Barcelona por camisas diferentes
Sorloth abalou o Barcelona por camisas diferentesMANAURE QUINTERO/AFP
Duas partidas, dois gols e duas assistências por dois clubes diferentes.. De uma temporada pra outra, Alexander Sorloth tem sido o carrasco do Barcelona, contribuindo diretamente para a saída de Xavi Hernández no início do ano e para a pressão sobre Hansi Flick.

Não é de surpreender que Sorloth tenha vivido uma ótima primeira metade de temporada no Atlético de Madrid. Titular 7 vezes em 18 jogos, ele jogou apenas 48% de todos os minutos possíveis na LaLiga, contribuindo com 30% dos gols da equipe, com 8 gols e 2 assistências em 18 partidas.

Confira a classificação de LaLiga

Isso é três gols a mais do que Julián Álvarez, a principal contratação do meio do ano, que participou de 21% dos gols do clube com 69% do tempo na liga.

Empurrando Xavi para a saída

Sorloth pode ser discreto, mas faz bem o que deve e completou um ano muito movimentado em 2024. Depois de uma fase de retorno excepcional com o Villarreal, destacada por uma série de quatro gols contra o Real Madrid na 37ª rodada de 2023/24, o norueguês terminou a temporada com 23 gols e 6 assistências em 34 jogos no campeonato.

Além do recorde, o centroavante pode se orgulhar de ter tido uma influência direta na sorte do Barcelona. Era 27 de janeiro e o Villarreal tinha acabado de atropelar o time blaugrana por 5 a 3. Sorloth marcou um gol e fez duas assistências.

O técnico do Submarino Amarelo, Marcelino García Toral, nunca venceu no gramado do Barça e estava de bom humor e falante nas coletivas de imprensa. E era bom que fosse assim, porque tinham que preencher um vazio.

Nos bastidores, já circulavam rumores de que Xavi Hernández iria pedir demissão do Barcelona. No fim das contas, anunciaria a saída no fim da temporada. A pressão sobre os ombros do ídolo era imensa quando o clube caiu para o 4º lugar e, do ponto de vista puramente contábil, 47 pontos na 22ª rodada não era nada vergonhoso.

O time perdeu apenas mais duas vezes no campeonato - para o Real Madrid (32ª rodada) e para o Girona (34ª) - e, não fosse a absurda expulsão de Ronald Araújo contra o Paris Saint-Germain quando os Culés estavam com um pé nas semifinais, quem sabe o que poderia ter acontecido na Liga dos Campeões?

Números de Sorloth
Números de SorlothFlashscore

Fator X do Atlético

Sorloth não estava no time titular no último sábado (21), mas foi ele quem garantiu a derrota do Barcelona em casa. Pela terceira vez consecutiva, o clube não venceu pela incapacidade de matar o jogo, apesar de dominar o confronto.

O atacante entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo e teve apenas uma chance, sem hesitar para dar ao time a 7ª vitória seguida.

Ao tirar Antoine Griezmann, Diego Simeone, que também nunca havia vencido contra o Barcelona, aproximou a equipe da área adversária, uma tática que empregou durante toda a temporada do título de 2020/21 para tirar o melhor proveito de Luis Suárez.

Essa inspiração rendeu bem para Los Colchoneros e para Sorloth, que marcou o gol da vitória por 4 a 3 nos acréscimos. Ele voltou a ser o carrasco do Barça quase no mesmo dia e exatamente no gol que marcou para o Villarreal, há 11 meses.

O lado matador do atacante é confirmado de uma partida para outra, com 7 dos 8 gols marcados não antes da marca de 24 minutos do segundo tempo, sendo que o 8° foi marcado nos acréscimos do primeiro tempo contra o Villarreal. Sorloth estava como o Atlético em 2024/25, encontrando soluções na segunda metade dos jogos.

Quanto ao técnico do Barcelona Hansi Flick, esse final de jogo agonizante não o forçou a se demitir como o antecessor mas, pelos números, está atrás dos tempos de Xavi (38 pontos em comparação com 41, sem mencionar os 50 após 19 rodadas em 2022/23) e toda a gordura que acumulou no início da temporada foi queimada.