Mais

Análise: Por que Julián Alvarez seria o substituto perfeito de Lewandowski no Barcelona

Julian Alvarez, do Atletico Madrid, comemora seu gol contra o Eintracht Frankfurt
Julian Alvarez, do Atletico Madrid, comemora seu gol contra o Eintracht FrankfurtGuillermo Martinez/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia

Faltando alguns meses para a abertura da janela de transferências de janeiro, os clubes europeus precisam contar com os jogadores que têm pelo menos até o fim do ano, se não até junho de 2026.

A menos que haja uma necessidade real e evidente de reforçar determinadas posições, normalmente é na janela do verão europeu que os principais clubes realizam a maior parte das negociações. No caso do Barcelona, o próximo verão pode ser movimentado por diversos motivos.

Por exemplo, o empréstimo de Marcus Rashford termina ao final da temporada 2025/26 e, se o clube ainda não tiver decidido sobre seu futuro até lá, precisará tomar uma decisão.

Talvez o clube já devesse estar direcionando sua atenção para quem deseja como substituto de Robert Lewandowski, com certa urgência.

O polonês tem sido brilhante pelos Blaugranas e, nos 155 jogos que disputou pelo clube, sendo titular em 139 deles, marcou 105 gols e deu 20 assistências. Nada mal para quem já tem 37 anos.

Números de Julián Alvarez
Números de Julián AlvarezFlashscore

A idade começa a pesar para Lewandowski

A idade pode não ter afetado seu faro de gol, mas já impacta em quase todos os outros aspectos. É raro ver o jogador criar uma chance sozinho, driblando dois adversários, por exemplo.

Se você quer um centroavante que sabe se posicionar e conhece o caminho do gol, ele ainda é o nome certo, mesmo chegando aos 38 anos no início da próxima temporada.

Porém, para o Barcelona voltar a disputar todos os grandes títulos, é preciso buscar algo a mais.

A ideia é ter alguém além do jogador que tocou apenas quatro vezes na bola contra o Paris Saint-Germain – sendo que em uma delas perdeu a posse – após entrar faltando 20 minutos para o fim.

Relatos recentes de que o Atlético de Madrid pode vir Julián Alvarez como substituto de Lewandowski estão ganhando força, embora o próprio jogador tente minimizar a situação, especialmente após marcar dois gols contra o Real Madrid, fazer um hat-trick diante do Rayo Vallecano e balançar as redes mais uma vez contra o Eintracht Frankfurt nos últimos três jogos do Atleti.

Mapa de calor de Robert Lewandowski contra o Paris Saint-Germain
Mapa de calor de Robert Lewandowski contra o Paris Saint-GermainOpta by Stats Perform

Alvarez minimiza rumores sobre o Barcelona

Uma finalização de voleio, um pênalti de cavadinha, um golaço de canhota e uma falta direta foram alguns dos lances que ele protagonizou nessas partidas, mostrando que o argentino sabe marcar de todas as formas quando o jogo exige.

Um xG de 14,35 na última temporada de LaLiga foi o melhor da carreira, superando os 13,13 de 2023/24.

"Olha, estou muito tranquilo com tudo isso," disse ele. "As pessoas sempre comentam. No ano passado, também falaram muito, mas a temporada está só começando e meu foco é evoluir a cada dia, dar o melhor pelo clube, ajudar meus companheiros e vencer aqui. É só nisso que penso. O que dizem nas redes sociais não tem relevância." É fácil entender por que o Barcelona se interessa, claro.

Argentino encaixa no perfil

Alvarez vai completar 26 anos no início do próximo ano e está entrando na fase considerada de auge da carreira. Ele também se encaixa no perfil de atacante mais baixo que o clube costuma buscar; não é coincidência que, nos anos dourados entre 2008 e 2011, os centroavantes mais bem-sucedidos foram nomes como Samuel Eto'o, Pedro e David Villa, e não um jogador de porte físico como Zlatan.

Ser argentino também pode ajudar, já que Lionel Messi certamente ajudaria a convencer Alvarez a vestir a camisa do clube.

Mas são seus números, movimentação, leitura de jogo, habilidades e dedicação que realmente mostram como ele se encaixa no perfil do Barcelona.

Considerando que a expectativa é de que Alvarez ainda evolua e, em um time como o Barcelona, onde o estilo de jogo favorece o sucesso individual do atacante, seus 78 gols e 30 assistências no mesmo período em que Lewandowski esteve no clube chamam atenção.

Se Erling Haaland não tivesse garantido a posição de centroavante no  City, é possível que Alvarez tivesse permanecido na Premier League, mas com uma porta fechada, outra se abriu em outro lugar.

Excelência em todos os aspectos

Sua precisão nos passes raramente ficou abaixo de 80% nas últimas temporadas, o que é impressionante para um atacante, sem falar na garra com que Alvarez busca recuperar a posse e criar oportunidades.

Em nada menos que 408 ocasiões nas últimas quatro campanhas, ele recuperou a posse para seus times, enquanto 91 desarmes bem-sucedidos em 140 tentativas mostram o quanto seu jogo é completo.

Gráfico de radar de Julian Alvarez 2024/25
Gráfico de radar de Julian Alvarez 2024/25Opta by Stats Perform

Trinta assistências também não podem ser ignoradas e, em um time como o Barcelona, que cria várias chances por jogo, a probabilidade de Alvarez marcar ou aumentar sua contagem de assistências é alta.

Por diversos motivos, Alvarez tem tudo para se encaixar perfeitamente no novo Camp Nou, restando apenas saber se as dificuldades financeiras do Barcelona vão impedir qualquer tentativa de torná-lo o protagonista do ataque.

Quer acompanhar seus jogadores favoritos de futebol mais de perto? Agora você pode no app Flashscore!

Jason Pettigrove é articulista do Flashscore
Jason Pettigrove é articulista do FlashscoreFlashscore