Mais

Barça recebe Girona na esperança de abrir 15 pontos na liderança da LaLiga

Xavi não quer correr riscos na reta final de temporada
Xavi não quer correr riscos na reta final de temporadaAFP
O Barcelona enfrenta o Girona, nesta segunda-feira, após a surra de 4 a 0 sofrida na quinta-feira contra o Real Madrid pela Copa do Rei. Sem Pedri (19) e Dembélé (25), Xavi poderia entregar minutos a Ansu Fati (20). O treinador catalão parece não estar disposto a arriscar a dupla antes da hora. O departamento médico do clube afirma que a condição dos dois não é favorável.

O Barça virou a página. A goleada sofrida pelo Real Madrid agora é história. LaLiga se sente bem com o clube blaugrana. Os 71 pontos, produto de 23 vitórias, dois empates e duas derrotas são sinônimo de alegria no elenco, que comemorou com efusividade a derrota merengue 3 a 2 contra o Villarreal de Quique Setién .

O Barça deve agora fazer seu dever de casa. No seu estádio, eles têm a chance de se redimir diante de seus torcedores. Na quinta-feira, o Real Madrid expôs as deficiências táticas do Barça. A passividade da marcação, a falta de experiência e o péssimo manuseio da pressão fizeram a equipe de Xavi cair contra seu rival clássico, que avançou para a final da Copa no próximo dia 6 de maio.

Os Blaugrana, entretanto, sabem que este não era o objetivo da campanha. O presidente Laporta foi enfático e declarou durante toda a campanha que o Barcelona precisava vencer o LaLiga para relembrar velhas glórias. No momento, o caminho para o título está pavimentado. O Madrid está muito atrás. Se o Barcelona vencer, abre 15 pontos de vantagem sobre os rivais. 

Girona é um time perigoso que se destaca por aplicar pressão sufocante. A jogada direta faz dos atacantes uma arma letal. O Barça terá que se concentrar na defesa para evitar surpresas. Ainda faltam 12 jogos e, matematicamente, o Real Madrid tem todas as chances de incomodar. 

Quanto mais cedo o Barça conseguir adiantar sua vida na LaLiga, melhor. Com a Liga dos Campeões e a Copa do Rei pela frente, Carlo Ancelotti, técnico do Real, fará rodízios no campeonato espanhol, assim como fez no sábado contra o Villarreal. Xavi, por sua vez, começará com o que tem de melhor. O treinador não quer surpresas e vai tentar ganhar três pontos sem correr riscos. 

Acompanhe Barcelona x Girona, ao vivo, pelo Flashscore

Lewandowski vai comandar o ataque do Barça nesta segunda-feira
Lewandowski vai comandar o ataque do Barça nesta segunda-feiraAFP

As sensações não são boas

A time titular do Barça será definido por um elemento que afetou o sistema no último trecho da campanha: lesões. Ousmane Dembélé e Pedri permanecerão de fora. Isto foi confirmado por Xavi na coletiva de imprensa antes do jogo contra o Girona. O departamento médico considera que é muito cedo para falar sobre o retorno dos atacantes. O clube prefere não arriscar nesta reta final da LaLiga.

"As perspectivas não são boas, eles estavam entusiasmados em participar, mas não queremos correr nenhum risco. As próximas avaliações determinarão seu retorno", disse Xavi.

Sem Dembélé e Pedri, a aposta de Xavi é clara: Ansu Fati será o encarregado de ocupar um espaço no pelo lado do ataque. Raphinha (26), em grande forma desde seu retorno da Copa do Mundo, é provável que carregue o ritmo no outro. Lewandowski (35), que não correspondeu às expectativas no clássico, vai em busca de ampliar seu domínio como goleador. 

Confira a classificação da LaLiga