Mais

Barcelona recebe autorização para voltar ao Camp Nou, mas prefere esperar

O Barcelona já poderia jogar com 27 mil torcedores no Camp Nou
O Barcelona já poderia jogar com 27 mil torcedores no Camp NouFC Barcelona

Após muitos meses de espera, o Barcelona obteve finalmente a licença de primeira ocupação do Camp Nou, embora apenas para utilizar uma parte. Seriam 25.991 lugares disponíveis no estádio ainda em reforma. O público reduzido não compensa ao clube, que preferiu continuar em Montjuïc até ter autorização para abrir outra parte do estádio.

Na fase 1A, com assentos liberados na Tribuna e no Gol Sul, o Barcelona Barcelona poderia voltar a jogar em casa depois de se dividir entre o Estádio Lluís Companys e o pequeno Johan Cruyff, que comporta pouco mais de 6 mil torcedores. Mas, no momento em que voltou a ter o uso do Olímpico autorizado, a pressa acabou.

Confira a classificação de LaLiga

Retornar agora ao Camp Nou significaria perder receita em comparação ao que o clube arrecada atualmente. Por isso, decidiu adiar o retorno até obter o aval da Câmara Municipal de Barcelona para abrir uma das arquibancadas laterais, etapa chamada de fase 1B. Com cerca de 47 mil lugares liberados, o retorno definitivo faria mais sentido.

Interior do Camp Nou
Interior do Camp NouFC Barcelona

A UEFA, com essas duas áreas abertas, poderia inclusive autorizar que o clube dispute no estádio o restante da fase de grupos da Champions League.

Ficará para novembro

O Barcelona, ainda cauteloso após a longa espera pela licença de primeira ocupação, acredita que poderá voltar ao Camp Nou no fim de novembro. O clube entende que a obra está praticamente concluída, restando apenas a validação final do projeto e possíveis ajustes técnicos que possam ser solicitados pelos inspetores municipais, ou seja, nada muito significativo.

Escadaria de acesso ao Camp Nou
Escadaria de acesso ao Camp NouFC Barcelona

Entre as melhorias já concluídas estão: um novo túnel de acesso para os jogadores; vestiários reformados para as equipes mandante e visitante; mais conforto e segurança nas arquibancadas, com novos acessos, rotas de evacuação e corrimãos; sistemas de entrada modernizados com bilheteria integrada; e um novo sistema automático de irrigação do gramado.