Barcelona vence Osasuna com gols de Raphinha e se isola na liderança da LaLiga

Raphinha destravou o ferrolho do Osasuna
Raphinha destravou o ferrolho do OsasunaJose Breton / NurPhoto / NurPhoto via AFP

O Barcelona suou, mas venceu o Osasuna por 2 a 0, neste sábado (13), no Camp Nou, em duelo da 16ª rodada da LaLiga. O atacante brasileiro Raphinha fez os dois gols do jogo. O duelo marcou a despedida do time catalão da sua torcida neste ano.

Com o resultado, o Barcelona se isola na liderança, agora abrindo 7 pontos de diferença para o vice-líder Real Madrid, que joga neste domingo. O Osasuna, que chegou para o confronto como pior mandante do torneio, é o 16° colocado, com a mesma pontuação do primeiro time do Z3.

Confira a classificação da LaLiga

O Barcelona pressionou muito o candidato ao rebaixamento, tendo mais de 80% de posse durante quase todo o jogo. O Osasuna se segurou enquanto pôde, mas o ferrolho foi destravado com chute preciso de Raphinha na 2ª etapa.

Na próxima rodada, o Barcelona visita o Villarreal no domingo (21). O Osasuna recebe o Alavés um dia antes.

Antes disso, os catalães encaram o Guadalajara, da 3ª divisão, na terça-feira (16), pela fase 16 avos de final da Copa do Rei. O Osasuna também entra em campo pelo torneio eliminatório, no dia seguinte, fora de casa, contra o Huesca

Veja os detalhes de Barcelona x Osasuna

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

Ataque x defesa

O Barcelona ocupou o campo de defesa do Osasuna, que se defendeu bem para segurar o empate. Aos 24 minutos, um gol de Ferran Torres, que parecia legal após o replay, precisou ser analisado desde a origem da jogada para o impedimento ser detectado. O Barça seguiu pressionando, com o Osasuna buscando um único erro para ser fatal no contra-ataque.

Ferran quase voltou a marcar em tentativa de bicicleta, que passou perto, frustrando a torcida no Camp Nou, que esperava uma vitória parcial ao final do 1° tempo. A etapa inicial teve os donos da casa com mais de 80% de posse e 13 finalizações, algumas delas de fora da área, alternativa para superar o bloqueio visitante.

Brasileiro resolve

O cenário se repetiu no 2° tempo, com ampla posse do Barça, com muito volume de jogo diante de uma defesa bem postada. O Osasuna ia se segurando enquanto os catalães insistiam na busca por espaços. 

Aos 25 minutos, Raphinha tirou o zero do placar, em chute da entrada de área após arrancada em velocidade do ataque anfitrião. Ao Osasuna, restou tentar se soltar um pouco, mas seguiu vendo o Barcelona dominar o confronto. 

O brasileiro fez mais um aos 40 minutos com o gol aberto para decretar a vitória e cravar seu sexto gol em 10 jogos na atual temporada da LaLiga. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore