Com o resultado, o Barcelona retomou a ponta de LaLiga, superando o Real Madrid no critério de desempate: o confronto direto. Ambos os times estão empatados com 51 pontos, enquanto o Atlético de Madrid, terceiro colocado, aparece na cola dos rivais, com 50 pontos.
Confira a tabela de LaLiga no Flashscore
Essa foi a quarta vitória consecutiva do Barcelona no Campeonato Espanhol, após o empate em 1 a 1 com o Getafe, na 20ª rodada. A equipe não liderava o torneio nacional há oito rodadas.
A equipe catalã completou o 12º jogo seguido sem derrotas em todas as competições. O último tropeço foi o 2 a 1 para o Atlético de Madrid, na 18ª rodada de LaLiga.
Apesar da derrota, o Rayo Vallecano fez mais uma partida interessante. Não à toa, o time é o sexto colocado neste momento, com 35 pontos. A equipe vinha de três vitórias consecutivas em LaLiga.
Veja como foi Barcelona 1 x 0 Rayo Vallecano

Rei dos pênaltis
De acordo com dados da Opta, Barcelona, Leganés e Alavés foram os times que mais marcaram gols de pênalti quando as partidas estão empatadas. O gol de Lewandowski sobre o Rayo Vallecano foi o quarto nestas condições, sendo o terceiro do polonês na marca da cal.

O artilheiro de LaLiga balançou as redes aos 27 minutos da etapa inicial, quando Ciss puxou Iñigo Martínez dentro da área. Pênalti que o goleador não perdoou.
Polêmica de arbitragem (Para variar...)
Ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos, o Rayo Vallecano conseguiu igualar o placar com De Frutos. A arbitragem assinalou um polêmico impedimento de Nteka na jogada por ter interferido na tentativa de corte de Martínez. O lance interpretativo não contou com auxílio do VAR e gerou contestação por parte dos atletas.
Quase, Raphinha!
O Rayo Vallecano voltou para a segunda etapa disposto a encarar o Barcelona. Aos 21 minutos, De Frutos quase igualava o marcador, mas parou em Szczesny. Só que o time da casa retomou as rédeas do confronto e poderia ter ampliado com o brasileiro Raphinha. Ele, todavia, desperdiçou duas últimas chances. No fim, o placar permaneceu favorável ao Barça.

Dia especial
Na partida contra o Rayo Vallecano, Lamine Yamal, de apenas 17 anos e 219 dias, completou o 100º jogo como profissional. Ele soma incríveis 21 gols e 28 assistências desde então, com múltiplos títulos, incluindo a conquista da última Eurocopa.

Próximos jogos
O Barcelona volta a campo no próximo sábado (22), quando visita o Las Palmas, às 17h (de Brasília). No mesmo dia, o Rayo Vallecano recebe o Villarreal, às 12h15 (de Brasília).
