Com gol de Raphinha, Barcelona vence Atlético de virada e abre na ponta de LaLiga

Raphinha marcou o primeiro gol do Barcelona no duelo
Raphinha marcou o primeiro gol do Barcelona no dueloEric Alonso/Getty Images via AFP

O Barcelona venceu o Atlético de Madrid por 3 a 1 nesta terça-feira (2), em jogo adiantado da 19ª rodada de LaLiga, no Camp Nou. O duelo de candidatos ao título entregou o nível esperado. Os colchoneros abriram o placar com Álex Baena, mas Raphinha empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, de domínio blaugrana, Dani Olmo e Ferran Torres garantiram a virada.

A vitória no clássico colocou o Barcelona em boa vantagem na ponta de LaLiga. Diante dos seguidos tropeços do Real Madrid, o time de Hansi Flick abriu quatro pontos de vantagem antes dos merengues enfrentarem o Athletic Bilbao na quarta-feira (3).

Veja a classificação atualizada de LaLiga

O triunfo confirmou o bom momento da equipe catalã no Espanhol, já que venceu os cinco jogos seguintes à derrota em El Clásico, em 26 de outubro.

O Atlético de Madrid viu sua sequência de sete vitórias terminar no Camp Nou e um tabu histórico permanecer. O técnico Diego Simeone segue sem conseguir vencer o Barcelona em seu estádio, mesmo após 14 anos no comando do Atleti.

O revés deixou os colchoneros em 4º lugar, com 31 pontos, seis atrás do Barça.

As estatísticas de Barcelona 3x1 Atlético de Madrid
As estatísticas de Barcelona 3x1 Atlético de MadridOpta by StatsPerform

Próximos jogos

Os dois times voltam a atuar no sábado (6), pela 15ª rodada de LaLiga. O Barcelona visita o Betis na Andaluzia; o Atlético de Madrid duela com o Athletic Bilbao no País Basco.

Raphinha iguala no 1º tempo

O duelo no Camp Nou começou aberto e com as duas equipes buscando a construção em lançamentos longos. Foi assim, em um vacilo defensivo do Barcelona, que Nahuel Molina encontrou Álex Baena livre após o meio-campo. Ele avançou até marcar.

Veja todos os detalhes de Barcelona 3x1 Atlético de Madrid

Atrás no placar, o time da casa usou da mesma arma para conseguir o empate. Pedri lançou Raphinha, que driblou Jan Oblak para deixar tudo igual.

Raphinha recolocou o Barcelona no jogo rapidamente
Raphinha recolocou o Barcelona no jogo rapidamenteEric Alonso/Getty Images via AFP

Ainda antes do intervalo, o Barcelona teve a chance de virar o placar. Dani Olmo sofreu pênalti e Robert Lewandowski foi para a bola. O polonês se empolgou na força e isolou a bola, deixando o 1 a 1 na pausa entre os tempos.

Virada do Barça

Na etapa final, o Barcelona voltou com o domínio do jogo e foi empilhando chances até conseguir marcar. Diante de um Atleti acuado, Dani Olmo fez boa jogada e completou a virada blaugrana.

Só quando já estavam atrás no placar os colchoneros voltaram a buscar o ataque. Na melhor chance, Thiago Almada não conseguiu aproveitar. Nos acréscimos, Ferran Torres foi oportunista e fechou a conta.

O Barcelona foi melhor que o Atlético de Madrid e mereceu a vitória
O Barcelona foi melhor que o Atlético de Madrid e mereceu a vitóriaJosep LAGO/AFP/Profimedia