O líder emendou a oitava vitória seguida em LaLiga e retomou a vantagem de quatro pontos sobre o Real Madrid (46 a 42). O Barcelona também afastou da disputa o Villarreal, que tem 35 pontos e dois jogos a menos. O Submarino caiu para 4º lugar.
Confira a classificação atualizada de LaLiga
Esta foi a sétima vitória consecutiva do Barça em visitas ao Villarreal. A invencibilidade culé no Estadio de la Cerámica chegou a 19 jogos (14V, 5E).
Raphinha tira Barça do sufoco
O placar de 2 a 0 não conta como foi o jogo no Estadio de la Cerámica. O Villarreal dominou o primeiro tempo e empilhou chances, mas pecou nas conclusões. Em uma rara escapada do Barcelona, Raphinha sofreu e converteu pênalti para abrir o placar, aos 12 minutos.
Veja todos os detalhes de Villarreal 0x2 Barcelona
O brasileiro tem quatro gols em sete jogos desde que voltou de lesão. Válvula de escape do Barça na primeira etapa, Raphinha carimbou o travessão em um chutaço de longe pouco depois de marcar. O time catalão seguiu sofrendo até o intervalo e contou com grandes defesas de Joan García.

Expulsão freia Villarreal
O zagueiro Renato Veiga foi expulso aos 39 do primeiro tempo por uma entrada dura em Lamine Yamal. O cartão vermelho frustrou a boa atuação do Villarreal e deu certa dose de tranquilidade ao Barcelona. Os culés seguiram levando sustos na defesa, mas resolveram a situação na segunda etapa.
Lamine Yamal pegou a sobra de um bate-rebate na área e encheu o pé de bico para fechar o placar aos 18 minutos. O Barça teve 86% de posse de bola no segundo tempo e administrou a vitória mesmo sem uma grande atuação.

Próximos jogos
O Barcelona volta a campo em 3 de janeiro de 2026 para o dérbi contra o Espanyol, fora, pela 18ª rodada de LaLiga. Quatro dias depois, o time de Hansi Flick encara o Athletic Bilbao pela semifinal da Supercopa da Espanha, em Jidá, na Arábia Saudita.
Também no dia 3, o Villarreal visita o Elche por LaLiga.

