O Real jogou com um a mais desde os 35 minutos do segundo tempo, após a expulsão de Pathé Ciss. O jogo só acabou quando o relógio marcava 59:30 na etapa final.
Confira a classificação atualizada de LaLiga
A vitória dramática deixou o vice-líder Real Madrid um ponto atrás do Barcelona (55 a 54). O time de Álvaro Arbeloa se recuperou da derrota para o Benfica na Liga dos Campeões e venceu a sexta seguida em LaLiga.
Já o Rayo Vallecano sofreu a terceira derrota consecutiva e está na beira da zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 22 pontos. Os franjirrojos precisam secar o Mallorca (18º) nesta segunda (2), contra o Sevilla, para seguir fora do Z3.

Das vaias ao golaço
Já virou costume no Santiago Bernabéu: Vinícius Júnior é um dos principais alvos da torcida do Real Madrid no anúncio da escalação e no início do jogo. Mas o brasileiro só precisou de 15 minutos contra o Rayo para calar as vaias e transformá-las em aplausos.

O camisa 7 entortou três marcadores pela esquerda e deu uma chapada no ângulo para abrir o placar. O golaço encerrou um jejum de 13 jogos de Vini Jr. em LaLiga, após quase quatro meses em branco. Ainda assim, é o vice-artilheiro do Real no campeonato, com seis gols.
A tarde só não foi de todo positiva para Vinícius porque ele recebeu o quinto cartão amarelo e está fora do próximo jogo, contra o Valencia.

Até o fim
A pintura de Vini Jr. não escondeu a desorganização do Real Madrid, que ainda perdeu Bellingham por lesão no começo do jogo. Os problemas coletivos ficaram ainda mais expostos quando Jorge de Frutos empatou o duelo na volta do intervalo, aos quatro minutos, antecipando-se a Tchouaméni na área.
Veja todos os detalhes de Real Madrid 2x1 Rayo Vallecano
O gol ampliou a tensão no Bernabéu e deixou o Real engessado. A luz no fim do túnel foi a expulsão de Pathé Ciss na reta final, por entrada dura em Ceballos. Na base do abafa, Brahim Díaz sofreu pênalti de Nobel Mendy aos 53 minutos. Mbappé deslocou o goleiro e aliviou a barra merengue.

Próximos jogos
O Real Madrid visita o Valencia no próximo domingo (8), às 17h (de Brasília), pela 23ª rodada de LaLiga.
Um dia antes, o Rayo Vallecano encara o lanterna Real Oviedo fora de casa, às 10h.
