Mais

Com Lewandowski, Yamal e Raphinha, Barcelona tem média de mais de três gols por jogo

O trio de ataque do Barcelona está imparável na temporada
O trio de ataque do Barcelona está imparável na temporada HESHAM ELSHERIF / ANADOLU / Anadolu via AFP
O Barcelona tem um ataque dos sonhos e grande parte da responsabilidade é do trio formado por Lewandowski, Lamine Yamal e Raphinha. Os jogadores estão no auge e levaram o clube a uma média superior a três gols por jogo na temporada.

Antes das últimas vitórias contra o Real Madrid e o Real Betis, a média dos culés era de 2,88 gols. O número saltou drasticamente em 2025 e, com um total de 88 gols em 29 jogos, o time ultrapassou a marca dos três gols (3,03).

Confira a classificação de LaLiga

Embora não seja fácil manter a estatística, a seu favor está o fato de que têm os dois artilheiros de LaLiga e da Liga dos Campeões (Lewandowski e Raphinha, nessa ordem em ambos os casos) e o rei das assistências na Espanha (Lamine, que deu nove). O brasileiro, por sinal, também é o segundo colocado nesse último registro.

Os três jogadores, fundamentais para o técnico Hansi Flick desde o início, estão tendo um desempenho acima das expectativas: 55 dos gols foram marcados por um deles.

Além de algumas mudanças para gerenciar a pressão e evitar possíveis lesões, não parece que eles vão descansar muito. Isso, é claro, mantém Ferran Torres e especialmente Ansu Fati em segundo plano, com quase nenhum minuto até agora.

As duas únicas vezes que o Barcelona não marcou gols na temporada foram contra o Real Sociedad e Leganés, em partidas que perdeu por uma margem mínima e que fazem parte de uma série negativa. Os dois confrontos tiveram muito impacto na atual situação do clube na classificação (3° lugar com 38 pontos, cinco atrás do Real Madrid e seis de um inspirado Atlético de Madrid).

É fato que os culés perderam a posição vantajosa que já tiveram na competição antes do fim de ano, mas eles também acabaram de conquistar a Supercopa da Espanha depois de atropelar o eterno rival Real Madrid por 5 a 2.

O Barça também já tem passagem quase certa para as oitavas de final da Liga dos Campeões, saindo vitorioso dos dois confrontos contra a equipe de Carlo Ancelotti (4 a 0 no Bernabéu em outubro) e vencendo o Bayern de Munique por 4 a 1.

O Barcelona se estabeleceu como um ataque de referência na Europa: dos times da Premier League, LaLiga, Bundesliga, Ligue 1 e Serie A, apenas o Bayern e o Barça marcaram mais de 50 gols nos respectivos campeonatos. Os 51 da liga espanhola se somam aos 21 da Champions (o Liverpool tem 13 e o Arsenal, por exemplo, 11), aos nove da Copa do Rei e sete da Supercopa.