Dobradinha Vini-Rodrygo decide, Real vence Alavés e diminui diferença para Barcelona

Brasileiros resolveram a parada no 2° tempo
Brasileiros resolveram a parada no 2° tempoJuan Manuel Serrano Arce / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O Real Madrid venceu o Alavés por 2 a 1, neste domingo (14), fora de casa, pela 16ª rodada da LaLiga. Mbappé fez o primeiro gol do Real, antes de Rodrygo definir o marcador, recebendo passe de Vini. Carlos Vicente empatou para os anfitriões no Estádio Mendizorrotza, em Vitoria-Gasteiz, capital do País Basco, antes do revés local ser confirmado.

Com o resultado, o Alavés termina a rodada na 12ª posição, com 18 pontos (5V, 3E e 8D). O Real Madrid é o vice-líder, com 39 pontos (12V, 3E e 2D), a 4 do líder e rival Barcelona. 

Confira a tabela completa da LaLiga

O Alavés perdeu depois de duas vitórias seguidas na temporada, com o Real voltando a vencer após duas derrotas. O time de Madri não fez um grande jogo e contou com a qualidade individual de Vini Jr. para resolver.

O brasileiro, mesmo sem uma atuação inspirada, foi decisivo, deixando Rodrygo em boa condição de confirmar o triunfo. O resultado não deve aliviar a pressão pra cima do técnico Xabi Alonso.

Na próxima rodada, o Alavés enfrenta o Osasuna, fora de casa, no sábado (20). O Real Madrid recebe o Sevilla no mesmo dia. Antes disso, os times entram em campo pela fase 16 avos de final da Copa do Rei. O Alavés recebe o Sevilla na quarta-feira (17). O Real Madrid pega o Talavera, da 3ª divisão, no mesmo dia, fora de casa.

Veja os detalhes de Alavés x Real Madrid

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

Mbappé em lance fatal

No 1° tempo, o Alavés tinha a missão de se defender contra um forte poderio ofensivo. O time da casa teve trabalho para acelerar as jogadas, focando mais na parte defensiva. O Real rodava a bola de um lado para o outro para encontrar espaços, com a posse equilibrada.

O placar foi aberto aos 24 minutos, com Mbappé, que recebeu boa enfiada de BellinghamO francês foi pra cima da marcação e encontrou o espaço que precisava para finalizar com precisão, no ângulo. O time da casa teve sua chance com Ibañez, com a rara oportunidade sendo negada pelo goleiro Courtois. 

Dupla brasileira resolve

No 2° tempo, o Alavés melhorou e teve a torcida ao seu lado para encarar o gigante espanhol. Os donos da casa aproveitaram um Real conformado e sem intensidade para chegar ao empate com Carlos Vicente, aos 24 minutos. O lançamento nas costas da zaga teve bom domínio do atacante antes dele fuzilar no alto. O lance ajustado precisou de confirmação do VAR.

O Real voltou a ficar na frente aos 30 minutos. Vini Jr., que tinha atuação apagada, recebeu na ponta esquerda e levou a melhor sobre a zaga para cruzar e achar Rodrygo. O compatriota finalizou com um toque, de carrinho, para frustrar os planos do Alavés de tirar pontos do favorito, que suou fora de casa para vencer, sem mostrar seu melhor desempenho.

Antes do fim, Vini reclamou de uma penalidade, com a revolta virando cautela do técnico do Real, que preferiu substituir o já amarelado atacante. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore