A nova temporada de LaLiga começa nesta sexta-feira (15), com Girona x Rayo Vallecano (14h) e Villarreal x Real Oviedo (16h30). Serão 38 rodadas até descobrir o sucessor do Barcelona no topo do futebol da Espanha.
Confira o calendário de LaLiga
E, embora a temporada seja longa e não saibamos o resultado de cada uma das partidas até maio de 2026, alguns especialistas já começaram a trabalhar para prever onde cada um dos 20 clubes da primeira divisão terminará.
A Opta analisou em profundidade as porcentagens de probabilidade de que os concorrentes terminem em um lugar ou outro na tabela, com o resultado mais provável sendo o Barcelona campeão mais uma vez, com 46,5%, e que Levante, Elche e Oviedo retornem à segunda divisão.
Se essas previsões se concretizarem, os Culés vão garantir o primeiro bicampeonato de LaLiga desde que o próprio Barcelona venceu as temporadas 2017/18 e 2018/19, sob o comando de Ernesto Valverde. Antes disso, a dobradinha anterior também foi azul e grená, em 2014/15 e 2015/16, durante o período de Luis Enrique no comando do Camp Nou.
A metade superior da tabela prevista pela Opta é muito semelhante à de 2024/25, com quatro dos seis primeiros times encerrando a temporada na mesma posição, com exceção do Villarreal e do Athletic Bilbao, que trocariam o quarto e o quinto lugar da última temporada.
Grande diferença para o campeonato
Além disso, há uma grande diferença a ser esperada na luta pelo título. Enquanto o Barcelona tem 50% de chances de vencer, o Real Madrid, o time com mais troféus (36), tem apenas 32,1%.
O Atlético de Madrid (11,7%) deve terminar em terceiro lugar - como aconteceu em três das últimas quatro temporadas - apesar das inúmeras contratações que fez durante a última janela de transferências.
Por fim, na parte de baixo da tabela, Getafe (17º), Espanyol (16º), Sevilla (15º) e Girona (14º), mais uma vez, lutarão até o fim para permanecer na primeira divisão do futebol espanhol. O Alavés, projetado para terminar em 13º lugar, parece que terá um ano um pouco mais calmo.
