Hat-trick de Eze, gols de Neres e sequência do Villarreal: os destaques do fim de semana

David Neres fez dois gols na vitória do Napoli
David Neres fez dois gols na vitória do Napoli Domenico Cippitelli / NurPhoto / NurPhoto via AFP

O Villarreal faz o melhor início de sua história na LaLiga e pressiona os dois gigantes da Espanha. Na Inglaterra, o Arsenal lidera com folga a Premier League após o hat-trick de Eberechi Eze. Já na Itália, o Napoli é o terceiro colocado com dois pontos atrás da Roma, depois dos dois gols de David Neres contra a Atalanta.

Confira abaixo os destaques do final de semana nas principais ligas do Velho Continente, considerando desempenhos coletivos e individuais. 

Vencedor: Villarreal

O Submarino Amarelo venceu o Mallorca por 2 a 1 no La Cerámica e consolidou a terceira posição em LaLiga, seguindo de perto Barcelona e Real Madrid. O time soma 29 pontos nas 13 primeiras rodadas, o melhor início de temporada da história do clube.

Graças aos gols de Gerard Moreno e Tani Oluwaseyi, o Villarreal superou os 28 pontos conquistados nas 13 primeiras partidas da temporada 2007-2008, quando Manuel Pellegrini era o técnico. Além disso, a vitória sobre os baleares foi a quarta seguida no campeonato nacional.

Perdedor: Liverpool

Os Reds foram derrotados de forma contundente pelo Nottingham Forest em Anfield no sábado (3 a 0) e já acumulam três derrotas nos últimos quatro jogos da Premier League. Mais um golpe, depois de perder pelo mesmo placar para o Manchester City antes da Data FIFA. É a oitava derrota nos últimos 11 jogos oficiais do Liverpool.

Além disso, o time de Merseyside também foi eliminado no fim de outubro da Copa da Liga ao perder em casa para o Crystal Palace (3 a 0). O atual campeão inglês ocupa a 11ª posição na Premier League com 18 pontos e o cargo de Arne Slot pode estar ameaçado.

Vencedor: David Neres (Napoli)

O brasileiro foi decisivo na grande vitória do Napoli sobre a Atalanta (3 a 1), marcando dois gols. Os time napolitano vinham de três partidas seguidas (entre Serie A e Champions League) sem balançar as redes e sem vencer. Neres encerrou essa sequência em apenas 21 minutos, entre os 17 e 38 do primeiro tempo.

O ex-jogador do Benfica marcou nesse intervalo o mesmo número de gols que havia feito em toda a temporada passada. Seu último gol havia sido em 4 de janeiro, quando marcou na vitória dos azzurri sobre a Fiorentina por 3 a 0.

Perdedor: Nathan Jones (Charlton Athletic)

O técnico do Charlton recebeu em The Valley o time que comandou na temporada 2022-2023, o Southampton. No duelo válido pela 16ª rodada da Championship, tudo deu errado para ele e seus ex-jogadores acabaram se vingando.

Os londrinos sofreram a segunda derrota consecutiva e foram goleados de forma contundente pelos Saints: 5 a 1. Aos 22 minutos, o time do Sul da Inglaterra já vencia por 4 a 0, com gols de Manning, Armstrong, Jander e Azaz, que ainda marcou mais um depois.

Vencedor: Paul Pogba (Monaco)

O francês aparece como "vencedor" por voltar aos gramados após 811 dias, depois de cumprir suspensão por doping. Até este sábado (22), seu último jogo oficial havia sido Empoli 0x2 Juventus, em 3 de setembro de 2023.

No entanto, o retorno de Pogba foi um pouco traumático, já que o Monaco perdeu por 4 a 1 para o Rennes. O meio-campista entrou em campo aos 40 minutos do 2° tempo, substituindo Mamadou Coulibaly, quando o time já perdia por 4 a 0, portanto, não teve responsabilidade na derrota.

Perdedor: Sheffield Wednesday

Os Owls estão na lanterna da Championship e têm -4 pontos depois de serem punidos com a perda de 12 pontos no fim de outubro por declararem insolvência e entrarem em administração judicial.

Neste domingo (23), perderam em Hillsborough em um dos jogos mais aguardados da temporada, o clássico contra o rival da cidade, o Sheffield United. O placar foi 3 a 0, com dois gols de Tyrese Campbell e um de Thomas Cannon. Os vizinhos são concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento, já que com essa vitória ocupam a 22ª posição, com 13 pontos.

Vencedor: Eberechi Eze (Arsenal)

O inglês foi o grande destaque do domingo na Premier League. No clássico do Norte de Londres contra o Tottenham, brilhou com um hat-trick e garantiu a vitória dos Gunners por 4 a 1. Até então, ele havia marcado apenas um gol na liga (contra o Crystal Palace) e outro na Copa da Liga (diante do Port Vale). Além disso, já soma dois gols pela seleção inglesa (contra Letônia e Sérvia).

Com esse resultado, o Arsenal amplia a liderança na Inglaterra com 29 pontos, seis a mais que o segundo colocado, o Chelsea, e sete à frente do terceiro, o Manchester City.

Perdedor: Ajax

O Ajax perdeu em casa para o recém-promovido Excelsior, pela primeira vez na história do clube, por 2 a 1, com dois gols de Noah Naujoks, apesar do gol tardio de Kasper Dolberg.

Essa derrota aconteceu sob o comando de um técnico interino (Fred Grim) e após duas semanas de preparação, com praticamente todo o elenco à disposição. O time de Amsterdã já perdeu 19 pontos nesta temporada, algo que só aconteceu na rodada 32 do campeonato anterior, encerrada em 11 de maio. O Ajax é o sexto colocado com 20 pontos e está a 14 do líder, o PSV Eindhoven.