Os líderes de LaLiga ficaram no empate em 0 a 0 contra o Rayo Vallecano, fora de casa, no domingo (9), antes do Barcelona garantir uma vitória por 4 a 2, também fora, contra o Celta de Vigo. Os resultados deixaram os blancos com 31 pontos e os Blaugranas com 28.
Confira a classificação de LaLiga
Para o jogo em Vigo, o técnico Hansi Flick fez uma alteração significativa no time titular. Deixou Ferran Torres no banco, apesar do bom momento, e deu a Robert Lewandowski a primeira titularidade desde que se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda.
O atacante tinha entrado como reserva contra o Elche e o Club Brugge, mas agora voltava ao onze inicial e tinha a oportunidade de mostrar o seu valor. E Lewandowski não a desperdiçou: converteu um pênalti aos 10 minutos, antes de finalizar dois cruzamentos de Marcus Rashford, um com o pé direito e outro de cabeça.
Apesar de já ter completado 37 anos nesta temporada, o número 9 continua demonstrando uma eficácia notável na finalização. Ele se tornou o quarto jogador mais velho a marcar um hat-trick em LaLiga, atrás apenas de Jorge Molina, Joaquín e Alfredo Di Stéfano.
Lewandowski soma agora 107 gols pelo Barcelona em 159 jogos, sendo o 14º maior artilheiro da história do clube, ultrapassando os 105 gols de Neymar com o hat-trick de domingo. Para o veterano, o mais importante neste jogo foi a vitória, já que o Barcelona tem tido dificuldades em Vigo ao longo dos anos.

“Este foi um dos jogos mais loucos, especialmente na primeira etapa, em que marcamos três gols mas concedemos dois. Mas, no fim, estamos felizes porque vencemos este jogo difícil. Sabíamos que, se ganhássemos, ficaríamos com menos pontos de diferença para o Real. Temos consciência de que há aspectos a melhorar, mas hoje conseguimos o que queríamos”, afirmou.
Disputa equilibrada e grandes jogos pela frente
Com apenas três pontos separando os dois primeiros, e com Villarreal e Atlético de Madrid à espreita, as próximas semanas prometem ser emocionantes quando o Campeonato Espanhol retornar após a Data FIFA de novembro.
O próximo jogo do Barcelona será em casa contra o Athletic Bilbao, um adversário sempre complicado, enquanto o Real Madrid terá uma partida difícil fora de casa contra o Elche.
Vale lembrar que haverá uma rodada extra na primeira semana de dezembro, quando as quatro equipes da Supercopa da Espanha disputam antecipadamente os jogos da 19ª rodada. O Barcelona enfrenta o Atlético Madrid no dia 2 de dezembro e o Athletic Bilbao recebe o Real Madrid no dia 3, datas que podem ser decisivas na luta pelo título.
Com Lewandowski recuperado, voltando a marcar, e com outros jogadores como Marcus Rashford e Lamine Yamal em excelente forma, o Barcelona parece ter ainda muito para dizer na corrida pelo título de 2025/26.
